Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» Já somos 49 Embaixadores da Floresta
- 01 de dezembro

No Ano Internacional das Florestas a Forestis, a Universidade Católica, a Área Metropolitana do Porto e a Quercus, juntamente com outros parceiros do CRE_PORTO, organizou três cursos práticos para os cidadãos que queriam conhecer a história das nossas florestas, aprender a identificar espécies de árvores autóctones e a conhecer os benefícios ambientais, sociais e económicos das áreas florestais. Os participantes reconheceram que a floresta é um ecossistema complexo e um recurso natural e renovável, participando ativamente na proteção e promoção dos bosques autóctones da AMP. 

Participaram mais de 100 pessoas e destas, 49 receberam o certificado de Embaixadores da Floresta nos três roteiros de formação que incluíram palestras, visitas guiadas, atividades de campo e degustação de produtos florestais.

A 1ª Edição decorreu nos dias 17 e 24 de setembro na Maia e Santo Tirso, respetivamente. Os 23 Embaixadores da Floresta debateram vários assuntos atuais sobre a floresta portuguesa e o setor florestal, a importância ambiental, económica e social da floresta, o seu papel na mitigação das alterações climáticas, o papel do cidadão na defesa da floresta, provaram deliciosos pratos feitos com produtos florestais, chegando mesmo a preparar pão de bolota. Além disso, tiveram oportunidade de realizar um percurso de identificação de árvores e arbustos, recolher, propagar e a plantar sementes de espécies autóctones e visitar uma das áreas a reflorestar no Projeto 100.000 árvores. 

Na 2ª Edição desenvolvida nos dias 15 e 22 de outubro em Castelo de Paiva e no Jardim Botânico do Porto, participaram 40 pessoas interessadas em aprender mais sobre a floresta portuguesa através de diversos debates e experiências práticas e, destes, nomearam-se 11 Embaixadores da Floresta. Foram muitas as atividade desenvolvidas, como, erradicar espécies invasoras, recolher e germinar sementes, plantar árvores autóctones, conhecer tecnologias (naturais) inovadoras para que as árvores cresçam mais depressa em solos ardidos, conhecer o impacto dos nossos hábitos de consumo na conservação das florestas, provar mel e conhecer o sítio Rede Natura 2000 - Rio Paiva. Esta ação contou a com a colaboração da Associação Florestal do Vale do Sousa.

Nos dias 5 e 12 de novembro, decorreu a 3ª Edição na Trofa e em Valongo. Os 15 Embaixadores da Floresta, debateram a importância da ação individual na conservação das florestas, realizaram um workshop sobre sementeira e conservação de sementes de árvores autóctones e visitaram a Melaria Apisantos onde descobriram o maravilhoso mundo do mel. Esta edição culminou com a plantação de 250 árvores em Valongo.

Planeamos desenvolver novos roteiros em 2012, esteja atento!

[+ info]




« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro