Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» Dia Mundial da Terra: Forestis e UPS realizam ação de plantação - 24 de abril de 2017

Atividade de plantação.

Nas comemorações do Dia Mundial da Terra, a Forestis, os colaboradores da UPS Portugal, as crianças da instituição "A Causa da Criança" e a ASVA realizaram uma ação de plantação na Trofa, que envolveu a participação de 30 voluntários entre crianças e adultos.

[+ info]


» Encontro de Técnicos do Movimento Forestis - Abril 2017 - 24 de abril de 2017

Decorreu no dia 21 de abril, em Valença e Caminha, o Encontro de Técnicos do Movimento Forestis de abril, coorganizada pela Forestis e pela Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho (APFVMinho), que contou com a participação de oito técnicos das OPF associadas.

 

[+ info]


» Jornadas de Defesa da Floresta Contra Incêndios - 31/03/2017 - Alijó

 

 No âmbito das comemorações do seu 20º aniversário, a Aflodounorte - Associação Florestal do Vale do Norte vai realizar o Encontro Defesa da Floresta Contra Incêndios, que decorrerá no próximo dia 31 de Março de 2017, pelas 09h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alijó.

[+ info]



» Conferência "Moldar o Futuro - O Imperativo do Crescimento",

 

No dia 23 de fevereiro, das 9 às 19 horas, realiza-se no Centro de Congressos de Lisboa, a Conferência "Moldar o Futuro -  O Imperativo do Crescimento", a qual culminará com a cerimónia da tomada de posse dos Orgãos Sociais da CIP para o triénio 2017-2019.

Toda a informação sobre a conferência está disponível  [+ info].



» Certificação PEFC: Conheça a opinião de quem já aderiu - 8 de fevereiro de 2017

Fomos ouvir três aderentes aos sistemas de certificação florestal regionais do Minho Lima e do Baixo Vouga.

Conheça o que é que os motivou a aderir à certificação florestal e o apoio que têm recebido das associações de proprietários florestais.

 [+ info]



» Certificação PEFC: Participe na valorização da floresta - 14 de novembro de 2016

As florestas são um elemento chave para o desenvolvimento sustentável das regiões. Atraem riqueza pelas funções de proteção e conservação e pela dinâmica socioeconómica que desenvolve.

As florestas bem geridas atraem investimento, turismo e proporcionam emprego.

Associe o logótipo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes) ao desenvolvimento sustentável da floresta da sua região.

[+ info]



» CONCURSO YPEF: A floresta espera por ti, aparece! - 31 de outubro de 2016

Estão abertas, até dia 10 de março de 2017, as inscrições para a participação na 7ª Edição do Concurso Florestal YPEF - Young People  in European Forests, promovido pela Forestis.

No dia 17 de março de 2017 todas as escolas inscritas na 7ª Edição do Concurso YPEF vão apurar qual é a melhor equipa da sua escola que, nos dias 27 e 28 de abril de 2017 numa área protegida nacional, competirá pelo prémio de melhor Equipa Nacional e representará Portugal na Final Europeia na Hungria.

[+ info]



» Ação de voluntariado florestal: Forestis e UPS recuperam floresta ardida - 17 de outubro de 2016

A Forestis, os colaboradores da UPS Portugal e a Portucalea realizaram no dia 15 de outubro uma ação de recuperação de uma área florestal que ardeu nos incêndios deste verão.

Os participantes indicaram que este género de iniciativas é importante pois têm um impacto efetivo no terreno, sendo que todos demonstram como desejo a possibilidade de "deixar um futuro melhor para os nossos filhos".

[+ info]



» Certificação PEFC: Marca de confiança - 17 de outubro de 2016

Se tem interesse na sustentabilidade da floresta, escolha produtos com o logótipo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), "símbolo com duas árvores verdes".

Este logótipo assegura que os produtos florestais, como a madeira e o mobiliário, o cartão e o papel, a cortiça e as rolhas, são provenientes de florestas e processos de fabrico cuja gestão tem em conta o equilíbrio entre as funções ambientais, económicas e sociais das florestas.

O logótipo PEFC é muito mais do que imagina, conheça-o aqui.

[+ info]



» Ação de voluntariado florestal: Forestis e UPS unidas na recuperação da floresta - 15 de outubro de 2016 . Gondomar

A Forestis, os colaboradores da UPS Portugal e a Portucalea - Associação Florestal do Grande Porto vão realizar no dia 15 de outubro uma ação de recuperação de área ardida junto de uma linha de água, em Gondomar.

No âmbito do projeto "unidos pela sustentabilidade", esta ação tem como objetivo educar não só os participantes da empresa como também as suas famílias para o impacto dos incêndios florestais, indicando algumas das medidas que podem ser implementadas para potenciar a rápida recuperação da área florestal.

[+ info]



» Concurso YPEF: Os vencedores da 6ª Edição da Final Europeia são... - 04 de outubro de 2016

No dia 30 de setembro foram determinados os vencedores da 6ª Edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests, que decorreu em Tervete, na Letónia, cuja equipa era composta pelos alunos Evrim Düzenli da Alemanha, Kristïne Krastina da Letónia e Eszter Anna Váradi da Hungria.

Para as alunas portuguesas, de entre as provas realizadas no Concurso YPEF a prova teórico-prática no Parque Natural da LVM foi a melhor, "Tivemos de realizar um percurso pelo parque para responder às várias perguntas do booklet, com diferentes pontos de passagem. Ao mesmo tempo que respondíamos às questões conhecemos o parque, juntando desta forma o útil ao agradável."

[+ info]



» Concurso YPEF: Alunas Portuguesas representam Portugal na Letónia - 27 de setembro de 2016

A dedicação da equipa nacional vencedora do Agrupamento de Escolas de Búzio - Vale de Cambra tornou possível a participação na Final Europeia da 6ª Edição do Concurso Florestal Europeu YPEF que decorre entre 28 e 30 de setembro, na Letónia.

Ao longo do Concurso YPEF, o que mais surpreendeu Mariana Tavares foi perceber a grande diferença de percentagens de floresta privada existente entre os vários países Europeus. Enquanto para a Ana Tavares o Concurso YPEF permitiu aos participantes "dar mais atenção ao mundo natural que nos rodeia e parar um pouco para pensar em como as florestas são tão importantes para o nosso bem-estar enquanto seres humanos."

[+ info]



» Certificação PEFC: Vantagens da certificação florestal - 26 de setembro de 2016

Já pensou em certificar a sua floresta? 

Não pense que só os grandes proprietários podem certificar a floresta. O Sistema de Certificação da Gestão Florestal Sustentável do PEFC prevê a certificação em grupo/região para que seja possível certificar as áreas florestais de pequena dimensão.

Descubra algumas das vantagens em certificar a sua floresta, na nova newsletter Certificação PEFC.

[+ info]



» Certificação PEFC: Consuma Produtos PEFC - 8 de agosto de 2016

Os produtos florestais são recursos renováveis. A floresta continuará a produzi-los indefinidamente se estes forem geridos e utilizados de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Quando compra produtos florestais certificados não está só a contribuir para a sustentabilidade das florestas, está também a combater as alterações climáticas.

Conheças a importância da certificação para sustentabilidade da floresta na nova newsletter Certificação PEFC.

[+ info]



» Jornada Técnica do Movimento Forestis - Julho 2016 - 01 de agosto de 2016

Decorreu dia 28 de julho, em Pataias, a Jornada Técnica do Movimento Forestis de julho, coorganizada pela Forestis e pela APFCAN, que contou com a participação de 13 técnicos das OPF associadas.

Na Reunião Técnica a APFCAN fundada, em 2003, apresentou a sua evolução em termos de número de associados, recursos humanos e materiais, tipos de serviços prestados e parcerias institucionais desenvolvidas com municípios, empresas, INIAV, Forestis e áreas de atuação como a  arborização, gestão, sanidade, ZIF, sapadores e a certificação florestal.

[+ info]



» Forestis e Fundação UPS parceiras na sustentabilidade da floresta - 18 de julho de 2016 . Porto

No dia 13 de Julho, a Forestis e a Fundação UPS estabeleceram uma parceria para a promoção da sustentabilidade da floresta.

A Diretora Geral de Recursos Humanos de Portugal e Espanha, Maria Margalha, entregou à Forestis o Fundo UPS para o desenvolvimento de um projeto de voluntariado que envolverá colaboradores da UPS e comunidades escolares de vários pontos do país.

[+ info]



» Certificação PEFC: Promova a gestão florestal - 18 de julho de 2016

O sistema de certificação PEFC garante que os produtos certificados são provenientes de florestas bem geridas. Enquanto consumidores, cabe-nos optar e contribuir para a sustentabilidade da floresta, para uma maior qualidade de vida das gerações futuras, através da escolha de produtos certificados PEFC.

Conheças a importância da certificação para sustentabilidade da floresta na nova newsletter Certificação PEFC.

[+ info]



» Forestis e Fundação UPS unidas pela sustentabilidade - 13 de julho de 2016 . Porto

A Forestis e a Fundação UPS celebram acordo, destinado à promoção da sustentabilidade da floresta portuguesa, em cerimónia a realizar-se na próxima quarta-feira, 13 de Julho, com início às 17 horas.

Esta iniciativa surge da apresentação à Fundação UPS, pela Forestis, de um projeto de voluntariado e educação florestal que envolve os colaboradores da empresa UPS Portugal e jovens da comunidade escolar que será implementado entre 2016 e 2017.

[+ info]



» Período Crítico de Incêndios Florestais- 01 de julho a 15 de outubro de 2016

Informamos que, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi prorrogado até 15 de outubro o Período Crítico e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Antes de realizar uma queima e/ou queimada informe-se do Risco de Incêndio Florestal junto do Corpo de Bombeiros da sua zona, no Serviço Municipal de Proteção Civil ou no Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

[+ info]



» Certificação PEFC: Sustentabilidade da floresta - 27 de junho de 2016

A certificação florestal PEFC permite aos proprietários e gestores florestais demonstrar ao consumidor que as práticas silvícolas que utilizam hoje nas suas florestas promovem o equilíbrio ambiental, social e económico e respondem às necessidades atuais e das gerações futuras.

Conheças a importância da certificação para sustentabilidade da floresta na nova newsletter Certificação PEFC.

[+ info]



» Concurso YPEF: A Equipa Nacional Vencedora do Concurso Florestal YPEF é? - 01 de junho de 2016

Nos dias 30 e 31 de maio, no Parque Biológico de Vinhais realizou-se a Final Nacional do Concurso YPEF - Young People in European Forests, momento em que foi determinada a Equipa Nacional Vencedora, composta pelas alunas Ana Tavares, Mariana Tavares e Rita Cruz, que participaram com a orientação da professora Isabel Drumond.

[+ info]



» Forestis marcou presença na Expomortágua 2016 - 01 de junho de 2016

A Forestis, em parceria com as suas associadas Cedrus e Pensar, participou na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, que decorreu entre 27 e 29 de maio em Mortágua.

Neste evento teve a oportunidade de prestar informação sobre sanidade florestal e as vantagens do uso da biomassa florestal primária para fins energéticos e ver esclarecidas as suas dúvidas relativas à gestão das suas propriedades florestais.

[+ info]



» Seminário de Encerramento do "Plano de Ação para o Setor Agrícola e Florestal" - 25 de maio 2016 . Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai realizar no dia 25 de maio, no Auditório da Escola da Escola Superior Agrária de Coimbra, o Seminário de Encerramento do "Plano de Ação para o Setor Agrícola e Florestal", que conta com a parceria da Forestis.

O Plano tem como principal objetivo criar e divulgar instrumentos de prevenção de riscos profissionais, para reforçar a capacidade de intervenção dos atores na implementação de boas práticas de segurança e saúde e promover a melhoria das condições de trabalho nos respetivos setores.

[+ info]



» Forestis participa na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo - 27 a 29 de maio de 2016 . Mortágua

A Forestis, a CEDRUS  e a PENSAR vão participar de forma conjunta na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, que decorre entre 27 a 29 de maio, em Mortágua.

O programa da Expomortágua incluí várias atividades, nomeadamente, eventos, exposições de produtos, venda de equipamento e demonstrações.

Visite o stand da Forestis na Expomortágua!

[+ info]



» PÓS-LABORAL: CURSO "1º Módulo do Curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos" - 31 de MAIO de 2016 . Porto

No dia 31 de maio, a Forestis vai realizar em regime Pós-Laboral o Curso "1º Módulo do curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos", no Porto.

O comprovativo de inscrição no Curso fornece ao participante a autorização para a compra e aplicação destes produtos até 31 de maio de 2016. A frequência com aproveitamento alarga a autorização de compra até 2 anos.

[+ info]


 

» CONCURSO YPEF: As equipas finalistas da Fase Nacional são... - 29 de abril de 2016

No dia 15 de abril, 180 alunos de escolas secundárias e profissionais de todo o país realizaram a 1ª Prova da Fase Nacional do Concurso YPEF - Young People in European Forests.

As doze equipas de cada escola selecionadas para Final Nacional são...

[+ Info]



» PÓS-LABORAL: CURSO "1º Módulo do Curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos" - 21 de abril de 2016 . Porto

No dia 21 de abril, a Forestis vai realizar em regime Pós-Laboral o Curso "1º Módulo do curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos", no Porto. Esta iniciativa encontra-se englobada numa série de cursos sobre o tema que está a implementar, juntamente com as associadas, em vários concelhos do país.

O comprovativo de inscrição no Curso fornece ao participante a autorização para a compra e aplicação destes produtos até 31 de maio de 2016. A frequência com aproveitamento alarga a autorização de compra até 2 anos.

[+ info]


 


» Conclusões e apresentações: Sem."Sustentabilidade da floresta: pragas e doenças" - 04 de abril de 2016

Perto de 100 pessoas participaram, dia 31 de março, no seminário "Sustentabilidade da floresta: pragas e doenças", organizado pela Forestis - Associação Florestal de Portugal no âmbito da Feira AGRO 2016.

O evento envolveu proprietários, associações florestais, compartes dos baldios, empresas florestais e outras entidades públicas e privadas num debate sobre um dos principais desafios associados à sustentabilidade da floresta portuguesa, a luta contra as pragas e doenças que afetam as principais espécies florestais nacionais.

[+ info]



» Seminário "Sustentabilidade da floresta: pragas e doenças" - 31 de março de 2016 . Parque de Exposições de Braga

A Forestis tem o prazer de o convidar a participar no seminário "Sustentabilidade da floresta: pragas e doenças", que se realiza no dia 31 de março, às 14h00, no Parque de Exposições de Braga, durante a Feira AGRO 2016.

O seminário pretende debater o estado sanitário das florestas portuguesas, abordando as principais pragas e doenças, suas consequências e principais aspetos a ter em conta na identificação e monitorização, prevenção e meios de luta.

[+ info]



» Concurso YPEF: Aproveita as férias e aprende sobre a floresta - 16 de março de 2016

Faltam 3 dias para as férias da Páscoa. Período que podes aproveitar para conhecer melhor o Booklet e participar no maior Concurso Florestal Europeu.
 
As inscrições no Concurso YPEF terminam a 08 de Abril, mas estas férias da Páscoa são uma boa oportunidade para aprenderes sobre a floresta e te preparares para as provas escritas.

[+ info]



» Formação: "1º Módulo do Curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos" - 22 de março de 2016 . Porto

No dia 22 de março, a Forestis vai realizar a ação de formação "1º Módulo do curso Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos", no Porto. Esta iniciativa encontra-se englobada numa série de cursos sobre o tema que está a implementar, juntamente com as associadas, em vários concelhos do país.

O comprovativo de inscrição no Curso fornece ao participante a autorização para a compra e aplicação destes produtos até 31 de maio de 2016. A frequência com aproveitamento alarga a autorização de compra até 2 anos.

[+ info]


 


» Concurso YPEF: Novo Booklet já está disponível para download - 16 de fevereiro de 2016

As alterações na composição da Comissão Internacional e a necessidade de atualizar conteúdos permitiram renovar o único material pedagógico necessário para realizar as provas escritas do Concurso Florestal Europeu YPEF - Young People in European Forests.

O Booklet 2016 está mais prático, possuindo mais fotos e esquemas e menos quantidade de texto. Desta forma, está mais eficaz para a transmissão dos conhecimentos sobre a biodiversidade, floresta e setor florestal português e de cada país europeu.

[+ info]



» Concurso YPEF 2015/2016: A floresta espera por ti, aparece! - 20 de janeiro de 2016

Estão abertas, até dia 08 de abril de 2016, as candidaturas à 6ª Edição do Concurso Florestal YPEF - Young People  in European Forests, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a floresta, biodiversidade, conservação da natureza e o setor florestal.

No dia 15 de abril de 2016 os alunos de escolas secundárias e profissionais vão participar no apuramento da melhor equipa de cada escola, que a 06 de maio de 2016 competirá pelo prémio de melhor equipa nacional e representará Portugal na Final Europeia.

[+ info]



» Alunas Portuguesas vencem 2º e 3º prémio na final do Concurso YPEF - 02 de outubro de 2015

A dedicação de toda a equipa portuguesa tornou possível alcançar o segundo e terceiro lugar no Concurso Florestal Europeu YPEF - Young People in European Forestis.

Parabéns à Maria Inês Quelhas,  Maria João Couto e Rafaela Ferreira da Escola secundária de Valongo pelos bons resultados e à professora coordenadora, Maria Celestina Henriques, pelo apoio e motivação com que sempre acompanhou a equipa.

[+ info]



» NMP: Novos Locais de Intervenção - 09 de outubro de 2015


Informamos que o ICNF divulgou no dia 07 de outubro, novas freguesias classificadas como Locais de Intervenção (LI) do Nemátodo da Madeira do Pinheiro, no âmbito das ações de prospeção desenvolvidas no âmbito do Plano Anual de Prospeção e Monitorização do Nemátodo da Madeira do Pinheiro.

[+ info]



» Período Crítico de Incêndios Florestais - 01 de julho a 30 de setembro de 2015

Informamos que, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Período Crítico vigora de 1 de julho a 30 de setembro de 2015 e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Antes de realizar uma queima e/ou queimada informe-se do Risco de Incêndio Florestal junto do Corpo de Bombeiros da sua zona, do Serviço Municipal de Proteção Civil ou no Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

[+ info]



» Seminário "Baldios: alteração e impactos da nova legislação" - 28 de maio de 2015 . Centro de Interpretação Serra da Estrela . Seia

A Forestis - Associação Florestal de Portugal tem o prazer de o convidar a participar no seminário "Baldios: alteração e impactos da nova legislação", que se realiza no dia 28 de maio, às 14h30, no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia.

O seminário pretende apresentar e debater com os diversos agentes as alterações e os impactos da nova Lei dos Baldios, Lei n.º 72/2014 de 02 de setembro, e as suas implicações práticas.

[+ info]



» Forestis participa na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo - 29 a 31 de maio de 2015 . Mortágua

A Forestis, a CEDRUS  e a PENSAR vão participar de forma conjunta na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, que decorre entre 29 e 31 de maio, em Mortágua.

A convite da Câmara Municipal de Mortágua a Forestis participa nesta iniciativa com o intuito de informar proprietários florestais, entidades públicas e privadas e restantes visitantes, sobre as vantagens do uso de biomassa florestal para fins energéticos, ações de defesa da floresta (ex. Nemátodo da Madeira do Pinheiro, incêndios florestais, etc.) e atividades e serviços disponibilizados pelas suas associadas.

[+ info]



» Os vencedores da Fase Nacional do Concurso Florestal YPEF são? - 18 de maio de 2015

No dia 15 de maio foi determinada a Equipa Nacional Vencedora da 5ª Edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests, composta pelas alunas Maria Inês Quelhas, Maria João Couto e Rafaela Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Valongo, que foram acompanhadas ao longo do Concurso pela professora Maria Celestina Henriques.

[+ info]



» Forestis participa na 9ª Edição da EXPOFLORESTAL - 08 a 10 de maio de 2015 . Albergaria-a-Velha

A Forestis vai participar na 9.ª edição da EXPOFLORESTAL que se realiza entre o dia 08 e 10 de maio, em Albergaria-a-Velha.
Durante o evento vão decorrer diversas atividades paralelas, nomeadamente, seminários, sessões de apresentação, workshops e visitas técnicas, atividades de educação florestal.

[+ info]



» Sessões de esclarecimento: vespa das galhas do castanheiro - 5 e 6 de maio de 2015 . Sabrosa e Murça

A Aflodounorte - Associação Florestal do Vale do Douro Norte, em parceria com a RefCast, DRAPN, IPB e UTAD, vão realizar no dia 05 e 06 de maio, sessões de esclarecimento sobre a vespa das galhas do castanheiro nos concelhos de Sabrosa e Murça.

As sessões têm como objetivo de explicar os sintomas desta praga e como proceder após a sua deteção nos castanheiros.

[+ info]



» CONCURSO YPEF: As equipas finalistas da Fase Nacional são... - 30 de abril de 2015

No dia 17 de abril, 156 alunos de escolas secundárias e profissionais de todo o país realizaram a 1ª Prova da Fase Nacional do Concurso YPEF - Young People in European Forests.

As seis equipas selecionadas para Final Nacional que irá decorrer no dia 15 de maio, no Centro de Ciência Viva de Alviela em Alcanena, pertencem às escolas...

[+ info]



» Dia Mundial da Terra: Cerca de 50 pessoas juntaram-se à Forestis e à Earth Day N - 20 de abril de 2015

Na manhã do dia 18 de abril, no concelho da Maia, cerca de 50 crianças, jovens e adultos provenientes da UPS e da IPSS "A Causa da Criança" juntaram-se à FORESTIS - Associação Florestal de Portugal e à Earth Day Network nas Comemorações do Dia Mundial da Terra.

Durante a ação, os participantes receberam a visita do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º António Gonçalves Bragança Fernandes, que apresentou algumas das atividades do executivo municipal no âmbito da gestão florestal e destacou o destino dado à envolvente do local de plantação.

[+ info]



» Voluntariado: FORESTIS e a Earth Day Network comemoram o Dia Mundial da Terra - 18 de abril de 2015

No próximo sábado, dia 18 de abril, a FORESTIS - Associação Florestal de Portugal em colaboração com a Earth Day Network vão comemorar o Dia Mundial da Terra.

No âmbito da responsabilidade social, os colaboradores da UPS vão participar numa ação de voluntariado florestal que vai decorrer no concelho da Maia, com o apoio deste municipio.

Esta iniciativa da Forestis conta com a parceria da Câmara Municipal da Maia e o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. e da PORTUCALEA - Associação Florestal do Grande Porto.

[+ info]



» Faltam 5 dias: No dia 10 de abril encerram as inscrições. Inscreve-te hoje! - 06 de abril de 2015

Faltam 5 dias para o encerramento das inscrições para o Concurso Florestal Europeu YPEF - Young People in European Forests.

No dia 17 de abril, mais de 120 alunos vão participar na primeira prova nacional, constituída por uma prova escrita com 50 questões de escolha múltipla e duas questões de desenvolvimento sobre a informação do booklet. Tu e a tua escola ainda podem concorrer, inscreve-te hoje!

[+ info]



» Conclusões do seminário: Nova Lei dos Baldios necessita de regulamentação - 27 de março de 2015

Ontem, dia 26 de março, a Forestis realizou o Seminário "Baldios: Alterações e impactos da nova legislação", no âmbito da Feira AGRO 2015, que contou com a presença de mais de 200 participantes.

Uma das principais conclusões identificadas foi a necessidade de que a regulamentação da nova lei dos baldios seja realizada através de um processo transparente, aberto e participativo por via de diálogo com as organizações do setor.

[+ info]



» ERRATA: Forestis alerta para alteração na página 86 - 04 de março de 2015

 ERRATA

Foi detetado um erro de tradução na página 86 da última versão do Booklet 2015.
Aconselhamos todos os professores e escolas acrescentarem a errata na versão do Booklet 2015 que estão a trabalhar.

[+ info]



» II Jornadas Florestais: "A Floresta e a Atualidade: Ameaças Bióticas ao Setor Fl - 12 e 13 de março de 2015 . UTAD . Vila Real

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai realizar as II Jornadas Florestais com tema "A Floresta e a Atualidade: Ameaças Bióticas ao Setor Florestal", nos dias 12 e 13 de março de 2015, no auditório de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real.

[+ info]



» ATENÇÃO NOVO BOOKLET 2015: Alteração de informação - 24 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO NOVO BOOKLET 2015

Devido a um erro técnico no website do YPEF durante as últimas semanas foi disponibilizada pela Comissão Internacional e Nacional do Concurso YPEF a versão incorreta do Booklet 2015.

Aconselhamos todos os professores e escolas a verificarem e retificarem a versão que estão a trabalhar.

[+ info]



» Conferência: Cooperação para o Empreendedorismo Verde - 05 de março de 2015 . Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

A Associação Florestal do Lima vai promover a Conferência "Cooperação para o Empreendedorismo Verde", no dia 5 de Março de 2015, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

[+ info]



» Forestis lança nova brochura: O que mudou na 5ª Edição do Concurso YPEF? - 13 de fevereiro de 2015

Quer conhecer todas as novidades do concurso? Para isso, basta descarregar a Brochura promocional que dá resposta às questões colocadas por alunos, professores e encarregados de educação.

A brochura esclarece sobre os objetivos do Concurso, as diferentes fases - Nacional e Europeia, qual o procedimento para participar e em que prazos e indica também os prémios nacionais destinados aos alunos vencedores e professor coordenador.

[+ info]



» Campanha de Comunicação do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na AMP - 05 de fevereiro de 2015

No dia 03 de fevereiro, deu-se início à campanha de comunicação "Precisamos de ti" da iniciativa FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em que a Forestis é parceira.

A Campanha tem como fio condutor a ideia que o FUTURO é um projeto de todos e para todos os cidadãos da Área Metropolitana do Porto (AMP), independentemente da idade, profissão, estatuto social, nível cultural, etc.

O FUTURO só é possível porque também contamos consigo!

[+ info]



» ACF PIN obtém Certificado de Gestão Florestal Sustentável PEFC - 04 de fevereiro de 2015

A ACF PIN - Associação para a Certificação Florestal do Pinhal Interior Norteobteve o Certificado de Gestão Florestal Sustentável PEFC para a produção de lenho de resinosas e folhosas para trituração e serração e produção de frutos, cortiça e mel.

O Certificado de Gestão Florestal Sustentável PEFC obtido é a confirmação, por parte de uma entidade certificadora independente, que os produtos florestais provenientes da área aderente ao sistema regional são resultado de uma gestão florestal sustentável, de acordo com os requisitos da Norma Portuguesa 4406:2013.

[+info]



» Booklet 2015: Conhece a importância da floresta? O YPEF dá umas dicas... - 02 de fevereiro de 2015

O Booklet YPEF 2015 já está disponível para download. Nele encontras informação personalizada sobre a floresta e o setor florestal em Portugal e em 20 países europeus e um capítulo totalmente dedicado à floresta europeia para além destes países.

Este é o único material educativo necessário à participação em todos os testes escritos, tanto na Fase Nacional como na primeira prova da Fase Europeia.

[+ info]



» Ano Internacional dos Solos 2015

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo, com o objetivo de sensibilizar para a importância dos solos. A floresta ajuda a proteger o solo contra a erosão ao prevenir que este seja arrastado pela água.

Cuide da floresta, para que a floresta cuide do solo!

[+ info]



» 5ª Edição do Concurso YPEF - inscrições abertas!


[+ info]


 


» 5º Edição do Concurso YPEF: Queres conhecer melhor a floresta? Inscreve-te! - 05 de janeiro de 2015

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Concurso Florestal YPEF - Young People in European Forests, que conta com boas surpresas.

Este ano, a Fase Nacional do Concurso decorre entre dezembro de 2014 e maio de 2015. Será aqui que se saberá qual a Equipa Nacional Vencedora que irá participar na Fase Europeia, que se realiza entre 21 e 25 de setembro de 2015, em Brasov (região da Transilvânia) na Roménia.

[+ info]



» Seminário "I&D de Fogo Controlado em Eucaliptal - Apresentação dos Resultados" - 15 de dezembro de 2014 . UTAD . Vila Real



No dia 15 de dezembro, no Auditório de Ciências Florestais da Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, realiza-se o Seminário "Investigação & Desenvolvimento de Fogo Controlado em Eucaliptal - Apresentação dos Resultados".

[+ info]

 



» VII Encontro Micológico da URZE - 25 de outubro de 2014 . Gouveia

A URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela vai realizar, no dia 25 de outubro, em Gouveia, o VII Encontro Micológico. O evento engloba um passeio micológico, com sessão de identificação de cogumelos, seguido de almoço e Show Cooking, dinamizado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Seia. [+ info]


» Festival: Seminário "(Re) Descobrir e Valorizar a Castanha" e outros eventos - 24 a 26 de outubro de 2014 - Arouca



A AFEDVouga - Associação Florestal de Entre Douro e Vouga vai realizar um seminário e uma saída micológica com apresentação de técnicas de exertia em castanheiro, no âmbito do Festival da Castanha 2014 que se realiza em Arouca entre os dia 24 e 26 de outubro. [+ info]

 

 



» Workshop "Partilha de conhecimentos sobre sistemas agroflorestais" - 28 de outubro de 2014

A Forestis e o ISA - Instituto Superior de Agronomia convidam-no a participar no Workshop "Partilha de conhecimentos sobre sistemas agroflorestais Europeus e potencialidades de desenvolvimento em Portugal" que se irá realizar no dia 28 de outubro de 2014, na sede do Parque Natural do Alvão, em Vila Real.
[+ info]



» Os vencedores da 4ª Edição do Concurso YPEF são... - 10 de outubro de 2014

...os alunos Chantal Bohn da Alemanha, Katica Kozma da Hungria e Mati Lepikson da Estónia foram os grandes vencedores da 4ª Edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests.

Os 33 alunos de 11 equipas de diferentes países, presentes na fase final do concurso, adquiriram conhecimentos sobre a floresta europeia ao desempenharem provas como a realização de um teste escrito sobre a floresta Europeia, tarefas práticas na floresta e criação e apresentação de um poster científico sobre questões florestais. [+ info]



» Campanha de sensibilização para o período crítico de incêndios 2014 - 01 de julho a 30 de setembro de 2014

Em 2014, entre 1 de julho a 30 de setembro decorreu o período crítico de incêndios florestais. Durante este período vigoraram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais. Venha conhecer alguns vídeos de sensibilização sobre a prevenção de incêndios florestais.
[+ info]


» Associação para a Certificação Florestal do PIN e Forestis dinamizam sessão - 24 de setembro de 2014

No dia 18 de setembro, a Associação para a Certificação Florestal do Pinhal Interior Norte (ACF PIN), em colaboração com a Forestis, realizou a ação de formação "Certificação florestal - Estrutura e Funcionamento do SGFS PIN", em Alvares, concelho de Góis. [+ info]



» Forestis e UTAD assinam protocolo - 30 de julho de 2014

A Forestis assinou ontem um protocolo de colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que incluí a distribuição de bolsas de estudo com isenção de propinas.

Os sócios e familiares do Movimento Forestis poderão assim candidatar-se às 5 bolsas com isenção de propinas atribuídas aos alunos com melhor média de ingresso no 1º ano do 1º ciclo do Curso de Ciências Florestais, disponíveis a todas as entidades subscritoras do protocolo. [+ info]


» Workshop Turismo e Lazer: Potencialidades do Turismo de Natureza - 25 de julho de 2014 . Ponte da Barca

No dia 25 de julho vai realizar-se o Workshop "Turismo e Lazer: Potencialidades do Turismo de Natureza", no Auditório da Casa do Santo António do Buraquinho em Ponte da Barca. A iniciativa pretende esclarecer sobre a regulamentação do Turismo de Natureza, informação relevante para quem pretende desenvolver atividades de animação ambiental. [+ info]



» Seminário sobre "A nova Politica Agrícola Comum e as áreas de montanha da Europa18 de julho de 2014 . Instituto Politécnico de Bragança

No dia 18 de julho, realizar-se-á o Seminário "A nova Politica Agrícola Comum e as áreas de montanha da Europa", que  terá lugar no Instituto Politécnico de Bragança e cuja abertura contará com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

 [+ info]



» Concurso YPEF: Forestis entrega os prémios à equipa nacional vencedora- 04 de julho de 2014

A Forestis entregou os prémios a João Mota, João Marques, João Pereira e à professora Elisabete Marques, da Escola Profissional Mariana Seixas, vencedores da Fase Nacional da 4ª Edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests. [+ info]

 



» Forestis distinguida com o prémio Dryland Champions 2014 - 19 de junho de 2014

No dia 17 de junho, no âmbito da Sessão Pública de comemoração do Dia Mundial do Combate à Desertificação que decorreu em Bragança, a Forestis foi distinguida com o prémio Dryland Champions 2014 pela sua intervenção institucional e técnica em ações no combate à desertificação e degradação dos espaços florestais.
[+ info]



» Forestis marcou presença na Expomortágua 2014 - 11 de junho de 2014

A Forestis participou na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, que decorreu entre 06 e 08 de junho, em Mortágua.

Neste evento teve a oportunidade de prestar informação e apoio técnico sobre as vantagens do uso de biomassa florestal para fins energéticos, ações de defesa da floresta (ex. Nemátodo da Madeira do Pinheiro, incêndios florestais, etc.) e as atividades e serviços disponibilizados pelas suas associadas, aos visitantes da feira. [+ info]



» Forestis participa na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo - 06 a 08 de junho de 2014 . Mortágua

Forestis vai participar na Expomortágua - Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, que decorre entre 06 e 08 de junho, em Mortágua, onde irá transmitir informação útil a proprietários florestais, entidades públicas e privadas e restantes visitantes, sobre as vantagens do uso de biomassa florestal para fins energéticos, ações de defesa da floresta (ex. Nemátodo da Madeira do Pinheiro, incêndios florestais, etc.) e atividades e serviços disponibilizados pelas suas associadas.

[+ info]



» CONCURSO YPEF: E a equipa Nacional Vencedora é... - 02 de junho de 2014

No dia 28 de maio foi determinada a Equipa Nacional Vencedora da Fase Nacional do Concurso YPEF, composta pelos alunos João Mota, João Marques e João Pereira, da Escola Profissional Mariana Seixas que foram acompanhados pela professora de inglês, Elisabete Gomes Marques.

[+ info]

» Período Crítico de Incêndios Florestais - 22 de maio de 2014

Em 2014, entre 1 de julho a 30 de setembro decorre o período crítico de incêndios florestais, estabelecido pela Portaria n.º 110/2014. D.R. n.º 98, Série I de 2014-05-22. Durante este período vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais. [+ info]



» Qual será a equipa nacional vencedora? - 08 de maio de 2014

No dia 9 de maio decorrerá a Final Nacional onde as melhores 6 equipas nacionais competirão pelo 1º lugar da Fase Nacional!
A prova decorrerá nas 6 escolas participantes e envolverá 18 alunos.

Quem ganhará?

[+ info]



» Concurso YPEF: 1ª Prova Nacional - 06 de maio de 2014

No dia 24 de abril, 120 alunos do 10º ao 12º ano pertencentes a escolas secundárias e profissionais de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Viseu realizaram a 1ª Prova da Fase Nacional.

Os alunos puseram à prova os conhecimentos adquiridos sobre as florestas, áreas protegidas e setor florestal nacionais e europeus tendo sido qualificadas 6 equipas para a 2ª prova - Final Nacional a realizar a 9 de maio.

 

[+ info]



» Dia Nacional da Prevenção - 28 de abril de 2014

Comemora-se hoje o Dia Nacional da Prevenção, que este ano é relativo ao uso de produtos químicos e o seu impacto no local de trabalho e no ambiente.

No âmbito do Plano estratégico de ação para os setores agrícola, pecuário e florestal - 2014, no qual a Forestis é parceira social, a ACT elaborou uma apresentação com o intuito de informar e prevenir riscos no uso de produtos químicos. [+ info]



» Forestis e ACT vão promover workshops sobre Segurança e Saúde no Trabalho - 07 de Abril de 2014

Desde 2012 a Forestis tem colaborado, como parceira social da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), na implementação do Plano Estratégico de Ação para o Setor Agrícola, Pecuário e Florestal.

Em 2014 a Forestis, com a colaboração da ACT, vai promover 4 workshops regionais dirigidos a técnicos das Organizações de Proprietários Florestais e disponibiliza o novo folheto da ACT sobre as principais obrigações legais do empregador nesta matéria. [+ info]



» Feira da Floresta - Dia Mundial da Floresta - 21 a 23 de março de 2014 . Parque Verde do Mondego . Coimbra



A Forestis, a AFCGÓIS, a APFLOR, a APFAM, AFLOPINHAL, APFCARGANIL e a PENSAR vão participar de forma conjunta na III Edição da Feira da Floresta, que decorre entre 21 e 23 de março, no Parque Verde do Mondego. [+ info]

 




 



» Dia Internacional das Florestas - 21 de março de 2014

No Dia Internacional das Florestas, a Forestis celebra esta data na Rádio TSF. 
Entre as 07h00 e as 21h00, de hora a hora, vão passar na rádio 5 spots  de sensibilização sobre a floresta. Conheça-os aqui. [+ info]

 



» FLORESTA FAMILIAR - Base de uma floresta sustentável - 28 de março de 2014 . Feira AGRO . Parque de Exposições de Braga

Em 2014, ano em que a ONU dá especial atenção à Agricultura Familiar, que inclui um conjunto alargado de atividades rurais, a Forestis promove o seminário "FLORESTA FAMILIAR - Base de uma floresta sustentável", no dia 28 de março, no Parque de Exposições de Braga, âmbito da Feira AGRO 2014 - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.
Este evento pretende realçar o papel estratégico que os proprietários florestais privados desempenham na manutenção de uma floresta sustentável e o contributo que dão para o desenvolvimento local. [+ info]



» NMP: Obrigações de higiene para veículos e máquinas - 03 de março de 2014

O ICNF produziu um flyer onde apresenta as obrigações relacionadas com o protocolo de higiene para todos os veículos e máquinas utilizadas no transporte e transformação de produtos florestais, a fim de assegurar que o nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) não pode ser disseminado através desses meios. [+ info]



» Novo manual do Concurso já está disponível - 12 de fevereiro de 2014

O Manual pedagógico do Concurso YPEF 2013/2014 já está disponível para download e estudo. Esta é a única informação necessária para a realização de todas as provas escritas, tanto na Fase Nacional como na primeira prova da Fase Internacional.
Ao proporcionar o material na sua versão original, a Forestis dá aos participantes a possibilidade de praticarem o inglês além das ciências naturais.


[+ info]

 



» Workshop "Enxertia e tratamentos fitossanitários em castanheiros" - 25 de fevereiro de 2014 . Arcos de Valdevez

No âmbito do projeto "A Cidadania e Ambiente no Vale do Lima", a AFLima - Associação Florestal do Lima vai realizar o workshop "Enxertia e tratamentos fitossanitários em castanheiros", no dia 25 de fevereiro entre as 14h00 e as 17h00, em Cendufe, Arcos de Valdevez.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

 

 
[+ info]


 


» 1ª Jornadas Florestais "A Floresta e a Atualidade"27 e 28 de fevereiro de 2014 . UTAD . Vila Real

A AEEF - Associação de Estudantes de Engenharia Florestal  está a organizar as 1ª Jornadas Florestais "A Floresta e a Atualidade - A problemática dos fogos florestais", que terão lugar a 27 e 28 de fevereiro de 2014 no Auditório do Edifício de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.  A Forestis colabora com a realização destas jornadas.

No dia 28 de fevereiro, o painel "Perspetiva para o futuro florestal" conta com a apresentação de Luís Sarabando, da Associação Florestal do Baixo Vouga, com o título "Os impactos dos incêndios florestais na propriedade privada".

[+ info]



» III Feira do Ambiente e Energia - 07 a 09 de fevereiro de 2014 . Ponte de Lima

A Forestis e a AFLima - Associação Florestal do Lima vão participar na Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima, que decorre entre 07 e 09 de fevereiro.

Além de estar presente com um stand, a convite da organização, a Forestis vai também realizar uma comunicação no dia 07 de fevereiro, nas Jornadas Técnicas "Eficiência Energética e Ambiental em Edifícios" com o tema "Aproveitamento da Biomassa Florestal".

Visite-nos!

[+ info]



» YPEF Portugal já tem página na rede social Facebook - 21 de janeiro de 2014

Na 4ª Edição do Concurso YPEF, a Comissão Nacional, lança a página do YPEF Portugal no Facebook. A partir deste momento vai ser ainda mais fácil estar atualizado sobre todas as novidades (datas, etapas do concurso, prémios, vencedores) deste concurso. [+ info]




» 12 países participam na 4ª Edição do Concurso YPEF - 20 de janeiro de 2014

Dado o sucesso deste evento, onde mais de 10.000 alunos participaram no concurso YPEF, a Comissão Internacional anunciou a participação de 12 países na 4ª Edição do Concurso YPEF.

Os 12 países que já confirmaram a sua participação na 4ª Edição do Concurso são: Áustria, República Checa, Letónia, Lituânia, Alemanha, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal, Estónia, Roménia e Albânia.

Conheça aqui como participar!

[+ info]



» Lançamento 4ª Edição do Concurso YPEF - 18 de dezembro de 2013

Está lançada a 4ª edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests!
Esta edição decorrerá entre dezembro de 2013 e outubro de 2014 e tem como público-alvo todos os alunos com idades entre os 15 e os 20 anos (inclusive) de escolas secundárias e profissionais, públicas e privadas, que aceitem participar e que estejam acompanhadas por um professor.

Tanto os alunos vencedores como o professor acompanhante receberão prémios e uma viagem à Fase Europeia, na Alemanha.

Participa e ganha prémios!

[+ info]


hour loan


» Seminário apresenta soluções para a valorização sustentável da biomassa floresta- 05 de dezembro de 2013 . Hotel Flôr de Sal . Viana do Castelo

Mais de 100 participantes debateram soluções para a resolução de constrangimentos ligados à utilização de biomassa florestal, no Seminário "Necessidades Energéticas Locais e Recursos da Floresta: a biomassa florestal na política energética local", ocorrido no dia 05 de dezembro de 2013.

As conclusões e apresentações realizadas no Seminário já se encontram disponíveis para consulta aqui.

[+ info]



» Seminário "Necessidades Energéticas Locais e Recursos da Floresta"- 05 de dezembro de 2013 . Hotel Flôr de Sal . Viana do Castelo

No âmbito do projeto Silvaplus, a Forestis - Associação Florestal de Portugal está a organizar o seminário "Necessidades energéticas locais e recursos da floresta - A biomassa na política energética local" que terá lugar no dia 05 de dezembro de 2013, no Hotel Flôr de Sal, em Viana do Castelo. Este seminário pretende refletir sobre a integração da biomassa florestal nas políticas e estratégias municipais de eficiência energética e as vantagens que esta pode ter na dinamização da gestão da floresta e na criação de emprego.

Conheça aqui o programa!

[+ info]



» Consulta Pública: Carta de Desporto da Natureza do PNPG - Até 16 de dezembro de 2013 . PNPG

Encontra-se em consulta pública até ao dia 16 de dezembro de 2013 a Carta de Desporto da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês que estabelece as regras e orientações relativas às atividades de turismo de natureza, incluindo os locais e as épocas do ano em que as mesmas podem ser praticadas. [+ info]




» MEDfOR - Candidaturas para bolsa de estudo Erasmus Mundus - Até 31 de dezembro de 2013

Até 31 de dezembro estão abertas candidaturas para bolsas de estudo Erasmus Mundus, no âmbito do MEDfOR - Floresta mediterrânica e gestão de recursos naturais, para estudantes de todo o mundo.

O MEDfOR pretende instruir os líderes da futura geração de engenheiros, gestores, investigadores e professores que operam no âmbito dos recursos florestais mediterrânicos e na gestão de recursos naturais. [+ info]



» Wokshop: Aproveitamento da Biomassa Florestal: Potencialidades e Oportunidades - 15 de novembro de 2013 . Ponte de Lima

O aproveitamento da biomassa florestal para aquecimento, além de diminuir a fatura energética e o risco de incêndios florestais, pode ser um motor de criação de emprego e desenvolvimento rural local.

Com o intuito de estimular o desenvolvimento da subfileira da biomassa florestal a Forestis - Associação Floresta de Portugal e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho) vão realizar no dia 15 de novembro, o workshop "Aproveitamento da Biomassa Florestal: Potencialidades e Oportunidades de Desenvolvimento Local".

Já se encontra disponível o programa final. Conheça-o!
[+ info]



» Formação: Comércio de produtos de madeira - 21 de outubro de 2013

No dia 18 de outubro, de manhã, a Forestis realizou uma ação de formação Comércio de produtos de madeira - legislação e aplicação aos produtores, sobre a aplicação do Regulamento (EU) n.º 995/2010 que regula o comércio de madeira na Europa e do Decreto-Lei n.º 76/2013 que cria o Registo de Operador de Madeira e de Produtos Derivados, que contou com a participação de 24 técnicos de 17 OPF. [+ info]



» Formação: Dinamização do aproveitamento e valorização da biomassa florestal - 21 de outubro de 2013

No dia 18 de outubro, de tarde, a Forestis realizou a ação de formação Dinamização do aproveitamento e valorização da biomassa florestal para fins energéticos, no âmbito do ciclo formativo do projeto Silvaplus - Promoção do uso sustentável da biomassa florestal para fins energéticos no Norte de Portugal e Sul da Galiza. [+ info]



» ALTERAÇÃO DA HORA - Formação: Comércio de produtos de madeira - 18 de outubro de 2013 . UTAD . Vila Real

Em resultado da aplicação do Regulamento (EU) n.º 995/2010 que regula o comércio de madeira na Europa e da publicação do Decreto-Lei n.º 76/2013 que cria o Registo de Operador de Madeira e de Produtos Derivados, a Forestis vai realizar no dia 18 de outubro, entre as 09:00 e as 11:30, a ação de formação Comércio de proutubro, entre as odutos de madeira - legislação e aplicação aos produtores. [+ info]

 Alterado dia 10/10/2013



» Formação: Dinamização do aproveitamento e valorização da biomassa florestal - 18 de outubro de 2013 . UTAD . Vila Real

Integrado no ciclo de formação do projeto Silvaplus - Promoção do uso sustentável da biomassa florestal para fins energéticos no Norte de Portugal e Sul da Galiza, a Forestis vai realizar no dia 18 de outubro, entre as 14:00 e as 18:00, a ação de formação Dinamização do aproveitamento e valorização da biomassa florestal para fins energéticos. [+ info]

 



» Educação florestal: lembrar da floresta não só na época de incêndios - 27 de setembro de 2013

Deu-se por concluída a final da terceira edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests, organizada pela Forestis - Associação Florestal de Portugal, que juntou durante o dia 25 e 26 de setembro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês 30 jovens provenientes de 9 países europeus.

Os vencedores foram as equipas da Hungria, Grécia e Polónia, que ganharam o primeiro, segundo e terceiro prémios respetivamente. A equipa portuguesa teve a segunda melhor pontuação na prova de apresentação no concurso. [+ info]



» Estudantes europeus visitam floresta portuguesa - 25 e 26 de setembro . Parq. Nac. Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) vai ser o palco da Fase Europeia do Concurso YPEF - Young People in European Forests, organizada pela Forestis - Associação Florestal de Portugal, nos dias 25 e 26 de setembro.

26 estudantes disputarão esta fase final do concurso, colocando em prática os seus conhecimentos sobre a floresta, a natureza e o setor florestal nacional e europeu, através de uma prova e de uma comunicação sobre os desafios da gestão florestal no seu país. [+ info]



» Forestis reúne com equipa nacional vencedora - 12 de julho de 2013

A Forestis reuniu hoje com a Ana Rita Ferreira e Marina Bento e com a Professsora Maria Celestina Henriques, do Agrupamento de Escolas de Valongo, para parabenizá-las pelo sucesso obtido na Fase Nacional do Concurso YPEF - Young People in European Forests e apresentar-lhes o plano da Fase Europeia. [+ info]


 


» Jovens aprendem a importância da gestão florestal sustentável - 05 de julho de 2013

O 4º dia da Coimbra Woods, uma iniciativa da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Forum Estudante, ficou marcado por várias atividades no COTF.
A Forestis realizou vários jogos lúdico-pedagógicos procurando dar a conhecer a importância ambiental e socioeconómica da floresta e da gestão florestal sustentável. [+ info]



» Forestis realiza atividade de educação florestal no Coimbra Woods 2013 - 04 de junho de 2013 . COTF

No dia 04 de julho, a convite da Escola Superior Agrária de Coimbra a Forestis vai realizar uma atividade de educação florestal no âmbito da iniciativa Coimbra Woods 2013, no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), para alunos de escolas secundárias e profissionais. [+ info]



» Período Crítico de Incêndios Florestais - 03 de julho de 2013

Em 2013, entre 1 de julho a 30 de setembro decorre o período crítico de incêndios florestais, estabelecido pela Portaria n.º 202/2013, D.R. n.º 113, Série I de 2013-06-14. Durante este período vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais. [+ info]



» Reunião da Comissão Internacional do Concurso YPEF - 01 de julho de 2013

No dia 27 de junho, realizou-se na Forestis uma reunião da Comissão Internacional do Concurso YPEF, que reuniu elementos da Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Lituânia, Polónia e Portugal. [+ info]




» Seminário "A Certificação Florestal Regional do Minho-Lima" - 01 de julho de 2013

No dia 28 de junho decorreu o seminário "A Certificação Florestal Regional do Minho-Lima" que contou com a presença de João Soveral, Vice-presidente do ICNF.
Neste evento abordou-se importância da certificação florestal e o comércio de produtos certificados. Foram apresentadas experiências de sistemas de certificação florestal regional e o mais recente sistema, o sistema de certificação florestal regional Minho-Lima. [+ info]

» Seminário "A Certificação Florestal Regional do Minho-Lima" - 28 de junho . ESA - IPVC . Ponte de Lima

A Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão realizar o seminário "A Certificação Florestal Regional do Minho-Lima", no dia 28 de junho, na Escola Superior Agrária. Neste evento, decorrerá a entrega do Certificado de Gestão Florestal Sustentável PEFC da Região do Minho-Lima. [+ info]



» Comércio de Madeira: Obrigatoriedade de Registo de Operador - 25 de junho de 2013

Em resultado da entrada em vigor do Regulamento (EU) n.º 995/2010, que fixa as obrigações dos operadores que colocam no mercado madeira e produtos de madeira, relembramos que foi publicado o Decreto de Lei n.º 76/2013, que cria a obrigação de registo de todos os operadores e estabelece o regime sancionatório aplicável às infrações aquele regulamento. [+ info]

» Associadas participam no 7º Congresso Florestal Nacional - 05 a 08 de junho de 2013 . Vila Real e Bragança

Várias associadas da Forestis vão participar no 7º Congresso Florestal Nacional, que se realiza entre 05 a 08 de junho, em Vila Real e Bragança.
[+ info]



» Forestis na 50ª Feira Nacional de Agricultura - 08 a 16 de junho de 2013 . Santarém

A Forestis vai participar na 50ª Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 08 e 16 de junho, no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A, em Santarém.
[+ info]

» Forestis marca presença Bioenergia Portugal - 28 de maio de 2013

A Bioenergia Portugal, que decorreu entre 23 e 25 de maio, contou com a participação da Forestis com o intuito de promover o uso da biomassa florestal e fomentar a cooperação entre todos os agentes da fileira da biomassa.
[+ info]



» E a Equipa Nacional Vencedora é? - 27 de maio de 2013

A equipa da Ana Rita Ferreira e Marina Bento do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Valongo!

PARABÉNS à equipa e à professora Maria Celestina Henriques!

As alunas vão representar Portugal na Fase Europeia onde competirão com 11 equipas europeias pelo 1º lugar. Quem ganhará?
[+ info]


 


» Forestis vai estar presente na Bioenergia Portugal - 23 a 25 de maio . Portalegre

Entre 23 a 25 de maio, a Forestis vai participar na Bioenergia Portugal, que integra uma Mostra Tecnológica de Bioenergia e tem como objetivo a promoção de oportunidades de negócio, a nível nacional e internacional, em matéria de bioenergia.
[+ info]



» Wp "Governance, Economics and Trade, Markets, Profitability of Planted Forests" - 15 e 18 de maio . Universidade Católica Portuguesa (Campus Foz) . Porto

No âmbito do 3 º Congresso Internacional sobre Florestas, vai realizar-se o Workshop Científico "Governance, Economics and Trade, Markets, Profitability of Planted Forests", nos dias 15 a 18 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, campus da Foz, no Porto.
[+ info]



» Forestis participou na Expoflorestal 2013 - 09 de maio de 2013

A Forestis participou na Expoflorestal 2013, que decorreu entre os dias 03 a 05 de maio em Albergaria-a-Velha, e recebeu a visita da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.
[+ info]



» Seminário "Os Castanheiros e as Castanhas" - 16 de maio . Casa das Artes . Arcos de Valdevez

No dia 16 de maio, vai decorrer na Casa das Artes de Arcos de Valdevez o seminário "Os Castanheiros e as Castanhas", organizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Ministério.
[+ info]



» Quem irá representar Portugal na Fase Europeia? - 29 de abril de 2013

No dia 3 de maio decorrerá a Final Nacional onde 6 equipas competirão pelo 1º lugar da Fase Nacional!
A prova decorrerá nas 6 escolas participantes e envolverá 17 alunos. Quem ganhará?

[+ info]



» Concurso YPEF: 1ª Prova Nacional - 22 de abril de 2013

No dia 19 de abril, 107 alunos do 10º ao 12º ano pertencentes a escolas secundárias e profissionais de Aveiro, Beja, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Pombal, Seia e Valongo realizaram a 1ª Prova da Fase Nacional.

Os alunos puseram à prova os conhecimentos adquiridos sobre as florestas, áreas protegidas e setor florestal nacionais e europeus tendo sido qualificadas 6 equipas para a 2ª prova - Final Nacional a realizar a 3 de maio.

[+ info]



» Seminário "FLORESTA: INVESTIMENTO NA PEQUENA PROPRIEDADE" - 12 de abril de 2013 . Feira AGRO . Braga

A Forestis - Associação Florestal Nacional realizou o seminário "Floresta: Investimento na pequena propriedade", que reuniu mais de 100 participantes num evento dedicado à gestão das áreas florestais na pequena propriedade.

Visualize aqui as apresentações e o programa final.
 

[+ info]



» Proprietários florestais aprendem a aproveitar a biomassa florestal - 10 de maio . Valença (Biblioteca Municipal)

Integrado no ciclo de ações de formação do projeto Silvaplus, a Forestis - Associação Florestal de Portugal, com o apoio da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho e da Associação Florestal do Lima, vai organizar a ação "Valorização da biomassa florestal enquanto fonte de energia", no dia 10 de maio, em Valença (Biblioteca Municipal). [+ info]


» Movijovem associa-se à 3ª Edição do Concurso YPEF - 08 de abril de 2013

A Movijovem apoia a Fase Europeia na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas, onde receberemos os participantes da 3ª Edição!
Além disso a equipa vencedora da Fase Nacional ganhará cartões jovens europeus EYC (ou anuidades), o professor 1 vale Roteiro 3 noites | 3 pousadas e a participação gratuita na Fase Europeia, onde poderás ganhar mais prémios aliciantes!

Vais ser TU que vais representar Portugal?!

[+ info]



» Aluna portuguesa ganha 1º prémio no Forest Quiz! - 28 de março de 2013

Andreia Ribeiro, aluna da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas de Linda-a-Velha, é a vencedora da 4ª questão do miniconcurso Forest Quiz!
Esta iniciativa pertence ao Concurso Florestal Europeu cujas inscrições terminam a 16 de Abril!

 

Faz como a Andreia e representa Portugal!

[+ info]



» Parque Nacional da Peneda-Gerês vai acolher 11 comitivas europeias! - 20 de março de 2013

A Fase Europeia do Concurso YPEF vai decorrer em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês!
Este deslumbrante local vai ser o cenário da final do concurso onde 11 equipas europeias vão disputar o primeiro lugar!

Que esperas para concorrer a este evento florestal?

Participa e representa Portugal!

[+ info]



» Concurso Florestal Europeu YPEF: Incrições até 16 de abril de 2013.

Conheça aqui o concurso!

[+ info]




» Concurso "Biotecnologia: Impulsionar A Vida" - 21 de março de 2013

No Dia Mundial da Floresta, a Forestis e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB) lançam o concurso "Biotecnologia: Impulsionar A Vida".

A inscrição é gratuita e individual. Participe!

[+ info]


 


» Visita Técnica: Pastoreio Dirigido na Gestão Florestal - 23 de março de 2013 . Vila Pouca de Aguiar.

A Aguiarfloresta - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar vai realizar, no dia 23 de março, uma Visita Técnica com objetivo de apresentar os resultados do trabalho realizado no controlo de matos através de pastoreio dirigido.
[+ info]



» Regulamento sobre comércio de madeira e produtos derivados - 03 de março de 2013

No próximo dia 03 de março de 2013 entra em vigor o Regulamento (UE) n.º 995/2010 que fixa as obrigações dos operadores que colocam no mercado interno da União Europeia pela primeira vez madeira e produtos de madeira.

Este regulamento obriga aos operadores a implementar um sistema de diligência devida, que tem por objetivo efetuar uma gestão dos riscos, de forma a minimizar a colocação de madeira extraída ilegalmente ou produtos de madeira que contenham essa madeira, no mercado da União Europeia.
[+ Info]



» Forestis adota novo acordo ortográfico - 25 de fevereiro

A Forestis adotou oficialmente o novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa.
Por conseguinte, todos os novos conteúdos serão redigidos de acordo com as novas regras. No entanto, poderá ainda encontrar neste site conteúdos produzidos de acordo com a norma anterior.
[+ info]




» Vais ser tu que vais representar Portugal? - 19 de fevereiro de 2013


A 3ª Edição do YPEF já tem participantes de escolas do Norte ao Sul do país!

O que esperas para concorrer a este evento florestal?
Participa e aprende mais sobre as florestas e natureza portuguesa e europeia!

Se tens entre 15 e 18 anos, frequentas o ensino secundário ou profissional, convida um ou dois colegas e um professor e inscreve-te já aqui!

Participa e representa Portugal!

[+ info]



» Abertas as candidaturas à 21ª Edição do PEJENE - 30 de abril de 2013

Encontram-se abertas, até 30 de abril, as candidaturas à 21ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, com o objetivo de proporcionar estágios em empresas ou organizações, a jovens que frequentem o último e penúltimo ano do ensino superior.
[+ info]



» Forestis é a anfitriã da Fase Europeia do Concurso YPEF - 09 de janeiro de 2013.

Nesta edição, a Comissão Nacional do Concurso YPEF - Forestis - além de ser responsável pela implementação da Fase Nacional também é da Europeia.
Portugal vai, assim, receber alunos e professores de 11 países europeus.
As inscrições estão abertas até 16 de abril (12:00)!

[+ info]



» 3ª Edição YPEF 2012/2013 - 30 de novembro de 2012

O Concurso Young People in European Forests está de volta!

A 3ª Edição do Concurso YPEF decorrerá durante o ano letivo 2012/2013 entre dezembro de 2012 e setembro de 2013.
Na 3ª Edição do Concurso YPEF, a Forestis será responsável pela implementação da Fase Nacional e da Fase Europeia.

Aceita este desafio e representa Portugal!
[+ info]



» Seminário Internacional "Floresta e Sociedade" - 19 e 20 de novembro 2012 . Centro de Congressos da Alfândega do Porto

As apresentações realizadas no Seminário Internacional "Floresta e Sociedade", já se encontra disponíveis para consulta aqui.

The presentations of the International Seminar "Forest and Society", are available here. 

[+ info]



» Comitiva Nacional do Concurso YPEF de partida para a Estónia!19 de Setembro de 2012

É já no dia 25 de setembro que a equipa vencedora da Fase Nacional do Concurso YPEF ruma à Estónia para competir com jovens de 12 países europeus.
Esta fase tem como principal objetivo promover o debate sobre as florestas europeias despertando os jovens participantes para os problemas que a natureza e o ambiente enfrentam atualmente. [+ info]



» Forestis é parceira da ACT na execução do Plano Estratégico de Acção - 18 de Julho de 2012

A Forestis associou-se à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na execução do Plano Estratégico de Ação para o Setor Agrícola e Florestal que pretende potenciar mudanças nas organizações, nos comportamentos e nas atitudes, de forma a contribuir para a melhoria das condições de trabalho nestes setores de atividade. [+ info]



» Estabelecimento do período crítico - 01 de julho de 2012

O período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no ano de 2012, decorre de 1 de julho a 30 de setembro, sendo asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais. [+ info]



» Já sabemos quem é a Equipa Vencedora da Fase Nacional! - 19 de Junho de 2012

Após um empate em ambas as provas da Fase Nacional, as equipas do Agrupamento de Escolas da Guia e da Escola Secundária da Lousã realizaram uma Apresentação, em inglês, sobre "As Florestas Portuguesas".

Conhece a Equipa Nacional Vencedora!
[+ info]



» Resultados da Fase Nacional mais renhida do Concurso YPEF! - 24 de maio de 2012

As equipas do Agrupamento da Guia e da Escola Secundária da Lousã realizaram a prova de desempate no dia 18 de maio.
Esta prova tinha como objetivo revelar a Equipa Nacional Vencedora que concorrerá com outros jovens europeus na Fase Europeia, na Estónia. Quem foram os vencedores? [+ info]

» Aumente a rentabilidade do pinheiro manso - 18 de Maio de 2012

A rentabilidade do pinheiro manso está ligada à produção do pinhão para a indústria alimentar e à elevada taxa de sobrevivência das árvores. No sentido de antecipar, melhorar e aumentar a produção de pinhas, a APFCAN disponibiliza um conjunto de orientações e recomendações técnicas inerentes a uma boa prática de aplicação do  método de enxertia aplicado ao pinheiro manso.
[+ info]

» Workshop - Serviços do Ecossistema em Espaços Florestais - 24 de maio . Gouveia

Espacos florestaisNo dia 24 de maio, realiza-se o Workshop - Serviços do Ecossistema em Espaços Florestais: Contributos para uma Economia Verde, no Auditório Vergílio Ferreira, em Gouveia.
Reconhecer a importância social e económica destes serviços, muitas vezes assumidos como bens públicos, apoiar a sua promoção e procurar encontrar soluções para a sua sustentabilidade, são os objetivos do evento. [+ info]



» 2ª Edição do Concurso YPEF - Fase Nacional - 23 de abril

No dia 20 de abril de 2012 decorreu a Prova da Fase Nacional do Concurso YPEF - Young Pleople in European Forests, que contou com a participação de 200 alunos do 10º ao 12º ano, de 22 escolas secundárias e profissionais dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu. Só uma equipa será a vencedora nacional que representará Portugal na Fase Europeia, na Estónia!

Brevemente saberemos quem são, está atento/a!!
[+ info]



» 2ª Edição YPEF: Contagem decrescente para o evento do ano! - 12 de abril de 2012.

Se ainda não estás inscrito na 2ª Edição do Concurso Florestal Europeu YPEF esta é a tua última oportunidade!
Convida um ou dois colegas e um professor e inscreve-te até 13 de abril em www.forestis.pt ou www.ypef.eu. Participarás com alunos e professores dos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Lisboa e Faro!
Junta-te a eles! Este é o TEU concurso!
Contamos contigo e com a tua equipa na promoção das florestas portuguesas na Estónia!
[+ info]



» Seminário "Floresta - As oportunidades do uso múltiplo" - 22 de março de 2012 . Parque de Exposições de Braga

No sentido de debater a importância da floresta potenciada pelo seu uso múltiplo e a contribuição que as associações florestais têm tido neste domínio, a Forestis - Associação Florestal de Portugal realizou o seminário "FLORESTA: As oportunidades do uso múltiplo", no dia 22 de março, no Parque de Exposições de Braga, integrado na AGRO 2012 - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

Aceda aqui às apresentações dos oradores e reportagem televisiva.
[+ info]



» Seminário "Gonipterus platensis Marelli"8 de março . Anadia (EVB) | 9 de março . Lousã (COTF)

Divulga-se informação sobre o Seminário "Gonipterus platensis Marelli", que a DGADR e outras entidades vão realizar:
No dia 8 de março, na Estação Vitivinícola da Bairrada, Anadia;
No dia 9 de março, no Centro de Operações e Técnicas Florestais, Lousã.
 [+ info]


 


» Livro "Como ter soutos mais produtivos" - 02 de fevereiro de 2012

A Forestis disponibiliza o livro "Como ter soutos mais produtivos", publicação editada em 2004 em parceria com a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que visa dar a conhecer algumas orientações e recomendações práticas a questões levantadas por agricultores e proprietários florestais.
[+ info]



» Futuro - Projeto das 100.000 árvores - 01 de dezembro

O projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é um esforço de várias organizações e voluntários que têm como objetivo criar bosques autóctones na Área Metropolitana do Porto, permitindo desta forma aumentar a biodiversidade local, sequestrar carbono, preservar os solos e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Contempla as seguintes ações (1) Formação dos Embaixadores da Floresta; (2) Plantação de 100 ha com árvores autóctones; (3) Criação de uma Bolsa de Voluntariado para a floresta. [+ info]



» Já somos 49 Embaixadores da Floresta - 01 de dezembro


Entre setembro e novembro, no âmbito do Projeto das 100.000 árvores, decorreram nos municípios da Trofa, Valongo, Castelo de Paiva, Santo Tirso e Porto, três cursos de formação sobre a floresta, que culminaram na formação de 49 Embaixadores da Floresta e na plantação de 250 árvores nativas
[+ info]



» AMP tem mais 2.458 árvores autóctones - 01 de dezembro

Com a ajuda de 528 voluntários, iniciaram-se as ações de limpeza e plantaram-se 2.458 árvores autóctones, nomeadamente, carvalhos-alvarinhos, castanheiros, pilriteiros, aveleiras, medronheiros, azevinhos, freixos, amieiros, salgueiros, ulmeiros e sabugueiros na área metropolitana do Porto.
[+ info]



» Empresas integram rede de promoção de biomassa - 25 de novembro de 2011 . Tomiño . Espanha

A Forestis - Associação Florestal de Portugal e os parceiros do projeto SILVAPLUS - Promoção do Uso Sustentável de Biomassa Florestal para Fins Energéticos no Norte de Portugal e Sul da Galiza realizaram, no dia 24 de novembro, a 1ª Reunião da Rede de Cooperação. [+ info]


 


» Equipa Nacional do Concurso YPEF ganha prémio Europeu - 31 outubro 2011

As alunas da Escola Secundária de Penafiel, vencedoras da Fase Nacional da 1º Edição do Concurso Florestal Europeu YPEF 2010/2011, no final de setembro, rumaram à Polónia para participar na Fase Europeia onde conquistaram o prémio de melhor Apresentação. 
[+ info]


 


» "Esta foi uma experiência que nunca se voltará a repetir"- 31 de Outubro 2011

As vencedoras da Fase Nacional do Concurso YPEF, deixaram-nos alguns comentários sobre a sua experiência sobre a sua participação no Concurso Florestal Europeu YPEF. 
[+ info]



» Projeto "Eurico Visita a Floresta - Vem Tu Também!" - 31 de outubro 2011

A Forestis - Associação Florestal de Portugal desenvolveu em outubro o Projeto "Eurico Visita a Floresta - Vem Tu Também!", no âmbito das Ações para a Sustentabilidade Florestal promovidas pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), Autoridade Florestal Nacional (AFN) e Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP). 
Este projeto de educação e sensibilização florestal dividiu-se em três componentes: (i) Atividades de Educação Florestal; (ii) Palestra sobre a Floresta; (iii) Ação de Limpeza da Floresta. [+ info]


 


» Workshop "Policy options for the prevention of Forest Fires - EU-FireSmart"- 19 de outubro de 2011 . Bruxelas

No dia 19 de outubro, em Bruxelas, vai decorrer o workshop "Policy options for the prevention of Forest Fires", organizado pelo CEPF - Confederação Europeia de Proprietários Florestais, no âmbito do projeto FireSmart, no qual a Forestis é parceira. [+ Info]


 


» Ação de Formação: Auditor Florestal PEFC + Auditor de CdR PEFC Portugal - outubro / novembro 2011

A Forestis - Associação Florestal de Portugal, entidade formadora reconhecida pelo Conselho da Fileira Florestal Portuguesa/PEFC Portugal, vai realizar durante os meses de outubro e novembro, uma Ação de Formação que permite de forma independente, mediante os módulos frequentados, obter a qualificação de Auditor Florestal PEFC Portugal e/ou Auditor de Cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal.

[+ info]



» Ações de voluntariado - 3 a 7 de outubro de 2011

A Forestis - Associação Florestal de Portugal promove mais uma Atividade de Educação Florestal intitulada "Eurico visita a Floresta - Vem tu também!", em parceria com o IPJ, a AFN e IFAP, e em colaboração com a AFVALESOUSA - Associação Florestal do Vale do Sousa e a PORTUCALEA - Associação Florestal do Grande Porto, a C.M. de Gondomar e a C.M. de Valongo.
Esta iniciativa realiza-se entre os dias 3 e 7 de outubro e consiste na realização de 1) Atividades de Educação Florestal ao ar livre; 2) Limpeza de uma área florestal e 3) Palestra sobre a floresta. Para a implementação deste projeto a Forestis procura o apoio de voluntários, increve-te e participa!
[+ info]


 


» Professores aderem à iniciativa YPEF - 04 de agosto de 2011

Prof. Generosa Freitas
Escola Secundária Carolina Michäelis

"Quero expressar o meu agrado por ter sido possível envolver alunos da Escola Secundária Carolina Michäelis no concurso YPEF. Apesar de não terem saído (...) vencedores desta fase nacional, o concurso promoveu a sensibilização dos alunos para o tema, assim como despertou o interesse de alguns pela área do ambiente, traduzindo-se desta forma numa atividade com resultados muito positivos. (...)" [+ info]


 


» Atualização da Informação sobre o Nemátodo da Madeira do Pinheiro - 17 de agosto de 2011

O espaço dedicado ao Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) foi atualizado tendo em conta as mudanças relativas às principais questões relacionadas com o NMP.

Aqui, poderá aceder à legislação mais recente, descarregar informação sobre as freguesias onde estão a decorrer trabalhos de luta contra o NMP e obter esclarecimentos sobre o Manifesto de Exploração Florestal e o Registo Oficial dos Operadores Económicos. [+ info]

Informação atualizada, consulte-a!


 


» Forestis no Projeto Florestal na AMP- 13 de julho de 2011

Mais uma vez a Forestis assume o seu importante papel na sensibilização, formação e informação dos cidadãos sobre a importância da floresta nos espaços urbanos e, em conjunto com outros parceiros, organiza e coordena o projeto FUTURO - O Projeto das 100.000 árvores. [+ info]


 


» Secundária de Penafiel representará Portugal no Concurso Europeu YPEF28 de junho de 2011

No dia 28 de junho, foi declarada a equipa vencedora da Fase Nacional do Concurso Florestal Europeu YPEF - Young People in European Forests. A vitória foi dada à equipa de Ana Marques, Inês Oliveira e Joana Barbosa, alunas do 10º ano, da Escola Secundária de Penafiel. [+ info]


 


» "Floresta Sustentável - Produção Florestal e Gestão de Riscos" - Apresentações - 06 de maio . Museu Nacional de Soares dos Reis . Porto

No sentido de refletir sobre a sustentabilidade da floresta e a gestão dos seus riscos, no quadro das políticas nacionais e europeias, a Forestis - Associação Florestal de Portugal e o Governo Civil do Porto realizaram o Seminário internacional "Floresta Sustentável - Produção Florestal e Gestão de Riscos", no dia 06 de maio, no auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto

Aceda aqui às apresentações dos oradores do seminário.  

[+ info]


 


» WORKSHOP "A Importância da Prevenção dos Incêndios no Pinhal Interior Norte" - 21de abril de 2011

O Workshop "A Importância da Prevenção dos Incêndios no Pinhal Interior Norte", que se irá realizar no dia 21 de abril, em Arganil pretende promover o debate sobre a importância da prevenção florestal na redução do risco de incêndio como fator determinante na diminuição dos efeitos dos incêndios na região PIN. [+ info]


 


» Enc. Movimento Associativo: Funcionamento das ZIF - Avaliação & Evolução - 09 de Abril de 2011 . Albergaria-a-velha . Expoflorestal

A Forestis - Associação Florestal de Portugal, em estreita colaboração com a AFBAIXOVOUGA - Associação Florestal do Baixo Vouga, vai realizar um Encontro do Movimento Associativo com o tema "Funcionamento das ZIF - Avaliação & Evolução", no dia 9 de abril, às 9h30, em Albergaria-a-Velha, durante a EXPOFLORESTAL. [+ info]


 


» Abertas as inscrições para o Concurso Florestal Europeu YPEF. Participe! - 27 de maio de 2011

Bem-vindo ao Concurso Florestal Europeu YPEF - Young People in European Forests 

A Forestis - Associação Florestal de Portugal está a organizar em Portugal a primeira Edição do Concurso Florestal YPEF - Young People in European Forests. A Fase Nacional do Concurso realiza-se no dia 27 de maio, e pretende envolver os alunos do ensino secundário com idades entre 15 e os 18 anos, que aceitem entrar numa competição de conhecimentos sobre as florestas e a silvicultura em Portugal e na Europa. Participe!  [+ info]


 


» Curso: Cadeia de Responsabilidade PEFC - 29 de março de 2011 . Lisboa

A Forestis - Associação Florestal de Portugal,  em colaboração com o CFFP/PEFC Portugal, vai promover o curso Novo Quadro Normativo PEFC - Cadeia de Responsabilidade segundo a norma PEFC ST 2002:2010. Esta ação pretende assegurar o bom entendimento nos novos critérios de certificação em relação aos quais os sistemas de cadeia de responsabilidade serão auditados. [+ Info]


 


» FORESTIS lança Programa de Educação Florestal e Concurso Florestal Europeu YPEF- 22 de março . Porto

No dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta, a FORESTIS - Associação Florestal de Portugal lançou a primeira edição do Concurso Florestal Europeu "YPEF - Young People in European Forests" e o Programa de Educação Florestal da Forestis, durante o evento "Na floresta com o Eurico", que se realizou na área florestal de Azenha-Queiva, Valongo. [+ Info]

» Curso prático de Educação Florestal: "Trabalho Pedagógico na Floresta" - 16, 17 e 18 de fevereiro . Porto

A Forestis - Associação Florestal de Portugal vai realizar um curso prático de Educação Florestal  - "Trabalho Pedagógico na Floresta", de 176 horas, no período entre 16 de fevereiro e 18 de março.

Esta ação de formação é o primeiro curso de Educação Florestal certificado e reconhecido como curso de qualidade em 11 países europeus. [+ info]


 


» Sessão de Esclarec.: Programa de Educação Florestal - Curso Prático - 21 de janeiro de 2011

Forestis - Associação Florestal de Portugal vai promover no dia 21 de janeiro (6ª feira), pelas 14h00, uma Sessão de Esclarecimento para Técnicos Florestais, com o intuito de apresentar o curso prático para Educadores Florestais, a realizar em fevereiro, e divulgar a criação da Bolsa de Formadores de Educação Florestal da Forestis.

Está interessado em mudar o seu futuro profissional? Gostaria de adquirir formação e experiência profissional na área da Educação Florestal? Venha conhecer e frequentar este curso. Esta é a sua oportunidade! [+ info]


 


» Curso: Novo quadro normativo PEFC - 10 de janeiro de 2011 . Lisboa

A Forestis - Associação Florestal de Portugal, entidade de formação reconhecida pelo PEFC, vai promover o curso Novo Quadro Normativo PEFC, na sequência da entrada em vigor do Referencial Técnico PEFC Portugal para o período 2010/15. Esta ação pretende assegurar o bom entendimento dos novos critérios de certificação em relação aos quais os Sistemas de Gestão Florestal Sustentável serão auditados. [+ info]


 


» Seminário - "A Gestão de Baldios e as Organizações Florestais"30 de outubro de 2010 . Cine-Teatro Municipal . Vila Pouca de Aguiar

Os territórios comunitários ocupam cerca de 14% da área florestal do território continental.

A Forestis - Associação Florestal de Portugal convida-o a participar, no seminário "A Gestão de Baldios e as Organizações Florestais" que se realiza no dia 30 de outubro, às 14H00 horas, no Cine-Teatro Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
 [+ info]


 


» Sessão "Cogumelos Silvestres - o valor acrescentado à floresta"01 de outubro de 2010 . ESB - UCP . Porto

No sentido de promover o conhecimento e a rentabilização deste recurso natural, a Forestis, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia, vai realizar a sessão "Cogumelos Silvestres - o valor acrescentado à floresta", no dia 1 de outubro, às 14h00, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto.

A sessão conta com a participação do Dr. Ian Hall, um especialista mundial em cogumelos micorrízicos, que irá abordar a situação atual do cultivo de cogumelos silvestres, à luz da experiencia que possui, fruto de mais de 25 anos de trabalho nesta área. [+ info]


 


» Cerimónia de entrega dos certificados às iniciativas regionais de certificação- 14 de julho de 2010 . 14h00 . Palácio da Bolsa . Porto

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, esteve presente no Seminário "Certificação Florestal - Iniciativas Regionais", onde estava integrada a cerimónia de entrega dos Certificados às primeiras iniciativas regionais de certificação PEFC. O evento realizou-se no dia 14 de julho, na Associação Comercial do Porto, Palácio da Bolsa e contou com cerca de 150 pessoas.

Veja aqui o vídeo com as declarações de Rui Barreiro e de Francisco Carvalho Guerra.

[+ info]


 


» Discussão pública do Prog. Nac. para a Valorização dos Territórios Comunitários - 12 de julho de 2010 . Solar dos Peixotos . Viseu

No âmbito da discussão pública da versão preliminar do Programa Nacional para a Valorização dos Territórios Comunitários (PNVTC), a Forestis vai realizar uma sessão de esclarecimento que irá decorrer no dia 12 de julho, no Auditório da Assembleia Municipal, Solar dos Peixotos, em Viseu.
 [+ info]


 


» Período Crítico: medidas preventivas para defesa da floresta - de 1 de julho a 15 de outubro.

Medidas preventivas para defesa da floresta contra incêndios a vigorar durante a vigência do período crítico 2010 (1 de julho a 15 de outubro) nos espaços florestais e nos espaços rurais. [+ info]


 


» Seminário "Associativismo: Uma Estratégia Sustentável para a Gestão dos Espaços 13 de abril de 2010 . Vila Real

A Forestis vai realizar, no dia 13 de abril, o seminário "Associativismo: Uma Estratégia Sustentável para a Gestão dos Espaços Florestais", no Auditório de Ciências Florestais da UTAD - Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. [+ info]


 


» Semana Florestal da UTAD "Abril Águas Mil"12 a 18 de abril . Vila Real

A UTAD - Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro está a organizar a Semana Florestal "Abril Águas Mil" que decorrerá entre os dias 12 e 18 de abril, em Vila Real. No âmbito desta iniciativa, a Forestis será responsável pelo seminário "Associativismo: Uma Estratégia Sustentável para a Gestão dos Espaços Florestais", a decorrer no dia 13 de abril, no Auditório de Ciências Florestais. [+ info]


 


» Jornadas Técnicas "Bombeiros e Proprietários Florestais juntos pela Floresta"27 de março de 2010 . Penafiel

A Associação Florestal do Vale do Sousa está a organizar, em parceria com a Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, as Jornadas Técnicas "Bombeiros e Proprietários Florestais juntos pela Floresta", que se irão realizar no dia 27 de março. Esta sessão contará com a presença da Forestis. [+ info]


 


» Dia Mundial da Floresta 2010 - 15 a 21 de março de 2010 . Lousã

A convite do presidente da Autoridade Florestal Nacional, a Forestis esteve presente na Semana Florestal que decorreu na Lousã, entre os dias 15 e 21 de março, sob o tema "Certificação Florestal". [+ info]


 


» Forestis promove encontro sobre o Nemátodo - 03 de fevereiro de 2010

A Forestis promoveu no dia 3 de fevereiro de 2010, em Arganil, um encontro sobre o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP). [+ Info]


 


» Seminário "Porquê a Certificação Florestal?" - 26 de novembro de 2009.

A Associação Florestal do Baixo Vouga e a Forestis  vão realizar no dia 26 de novembro de 2009, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, o seminário "Porquê a Certificação Florestal?". Este seminário pretende promover a Certificação Florestal junto dos proprietários e produtores florestais e, simultaneamente, constituir uma reflexão sobre esta importante temática. [+ info]


 


» Movimento Forestis conta com mais uma ZIF - 2 de novembro de 2009

Desde o dia 30 de outubro de 2009, o Movimento Forestis conta com mais uma Zonas de Intervenção Floresta (ZIF): ZIF de Ribeira de Pêra (1.125,74ha) cuja entidade gestora é a APFLOR - Associação dos Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Pedrógão Grande. [+ info]


 


» Movimento Forestis constituí mais quatro ZIF - 12 de outubro de 2009

Desde o dia 8 de outubro de 2009, o Movimento Forestis conta com mais quatro Zonas de Intervenção Floresta (ZIF) constituídas: ZIF de Malhão (1.059,98ha) e Senhora do Socorro (2.017,14ha) cuja entidade gestora é a URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela e as ZIF de Jales (4.218ha) e de Valoura (1.398,50ha) que são geridas pela AGUIARFLORESTA - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar. [+ info]


 


» Apresente a sua candidatura ao Programa de Formação PME, até 30 de setembro 2009

A Forestis iniciou a segunda fase do Programa de Formação PME, encontrando-se abertas as inscrições para 26 novas organizações e empresas. [+ info]


 

 


» Forestis contra aprovação do novo Código Florestal no fim da legislatura - 28 de julho de 2009

A Forestis gostaria de ver esclarecido o regime especial inserido no novo Código Florestal, ao qual, segundo este documento, ficam sujeitos todos os proprietários após terem recorrido aos apoios públicos. [+ Info]


 


» Movimento Forestis constitui mais três ZIF - 11 de agosto de 2009

O Movimento Forestis, desde o dia 7 de agosto de 2009, conta com mais três Zonas de Intervenção Floresta (ZIF) constituídas. Num total de 21 Zonas de Intervenção Florestal constituídas, o Movimento Forestis representa 1/4 do número total de ZIF constituídas a nível nacional. [+ Info]


 


» Novos órgãos diretivos da Forestis tomam posse - 28 de julho de 2009

A Forestis realizou no dia 28 de julho a cerimónia oficial de tomada de posse dos órgãos sociais da sua nova Direção, para o triénio de 2009-2011. Da agenda dos novos órgãos diretivos destaque para a viabilização das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), a operacionalização ProDeR (Programa de Desenvolvimento Rural) e o novo Código Florestal que está para ser aprovado em fim de legislatura. [+ Info]


 


» Forestis reúne com partidos do parlamento - 30 de julho de 2009

A Forestis solicitou uma audiência a todos os partidos com representatividade parlamentar, com o objetivo de apresentar propostas concretas que possam vir a integrar os seus programas de Governo. [+ Info]


 


» Fileira do pinho e situação económica em debate - 19 de junho de 2009

A Forestis promoveu o seminário "Pinheiro, Inovação e Criação de Valor". O evento decorreu em Alcobaça, contou com a presença do Dr. Daniel Bessa  e reuniu vários especialistas nacionais e internacionais, técnicos, proprietários e dirigentes florestais para um debate sobre a fileira do pinho. [+ info]


 


» Programa Formação PME-Forestis já arrancou - 21 de novembro de 2008

O arranque do Programa de Formaçao-Acção PME - Forestis foi oficialmente assinalado no passado dia 21 de novembro, numa sessão realizada no Centro Propedêutico e de Formação Técnica, em Vairão. O evento contou com a presença de todas as entidades selecionadas, consultores e o representante da entidade gestora, Rui Magno. [+ info]


 


» AEP aprova candidatura da Forestis ao Programa de Formação-PME - 29 de outubro de 2008

A AEP aprovou a candidatura da Forestis ao programa de Formação PME. O Programa vai incidir em áreas transversais como a gestão, o marketing e a comunicação, a inovação, as tecnologias de informação e comunicação e áreas especificas da fileira florestal, entre outras. [+ info]


 


» Forestis, AEP e Expoflorestal assinam acordo de colaboração - 9 de outubro de 2008

A Forestis, a AEP e a AFBVouga assinaram um acordo que pretende promover A Forestis, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) assinaram no dia 9 de outubro um acordo de colaboração que pretende promover iniciativas de divulgação e defesa dos interesses da floresta. 
[+ info]


 


» Especialistas debatem fileira do eucalipto no contexto da economia nacional - 9 de outubro de 2008

A Forestis promoveu no dia 9 de outubro, o seminário "Eucalipto, Inovação e Criação de Valor", na Exponor, em Matosinhos. O evento reuniu vários especialistas nacionais e internacionais, técnicos, dirigentes e proprietários florestais para um debate sobre a fileira do eucalipto.[+ info]


 


» Forestis apresenta oito medidas urgentes para a floresta - 16 de julho de 2008

A Forestis ? Associação Florestal de Portugal apresentou hoje ao Governo, em reunião mantida com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, um conjunto de oito medidas que considera essenciais para o futuro sustentável da floresta portuguesa. Estas medidas resultam de uma decisão do Conselho de Direções da Forestis, que na passada semana reuniu em Coimbra os dirigentes das 30 associadas, representativos de 12 mil proprietários florestais. [+ info]


» Forestis adere à União de Silvicultores do Sul da Europa - 12 de junho de 2008

Após mais de 15 anos de cooperação com a União de Silvicultores do Sul da Europa (USSE), a Forestis acaba de aderir formalmente a esta organização europeia. [+ info]



» Campanha "Ame o Verde, Ame a Vida. Proteja a Floresta." - 21 de março de 2008

 A Forestis assinalou o Dia Mundial da Floresta, 21 de março, com o lançamento da campanha de sensibilização de 2008. Esta campanha nacional, integrada novamente no Projeto Forgest - Ações de Defesa, Gestão e Associativismo, para uma Floresta de Minifúndio Sustentável, tem como objetivo alertar a população para a importância da defesa da floresta, da sua valorização e a sua interação com os recursos hídricos e o património. [+ info]



Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro