Eventos

» Centenas de crianças plantam o futuro
16 de abril de 2010 . Albergaria-a-Velha

No dia 19 de abril, alunos de 15 estabelecimentos de ensino do distrito de Aveiro vão recuperar um terreno abandonado, com seis hectares, no concelho de Albergaria-a-Velha. Como? Plantando espécies nativas da floresta portuguesa, cujas sementes foram recolhidas e germinadas por si, nas etapas anteriores do projeto "Plantar o Futuro ? a floresta das crianças".

A iniciativa, organizada pela Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) e pelo Projeto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar (Prosepe), arrancou no final do ano passado, com a participação de 15 Clubes da Floresta e de outras tantas escolas básicas do 2º e 3º ciclos e secundárias. "Pretendemos a partir dos clubes, envolver toda a comunidade escolar", explica Luís Sarabando, técnico da AFBV, referindo-se aos nove mil alunos visados pelo projeto.

No entanto, apenas uma parte deles, os membros dos Clubes da Floresta, participou, ativamente, nas fases já concretizadas do "Plantar o Futuro": campanhas de recolha de embalagens tipo tetra-pack e de sementes de espécies nativas da floresta portuguesa, oficinas de plantação das sementes e acompanhamento da germinação.

O trabalho dos últimos meses tem como fim a revitalização de um terreno ocupado por espécies invasoras, que vão ser cortadas e removidas. Alunos e professores vão plantar sete mil árvores, no local, cumprindo a última fase do projeto, que pretendeu contribuir para a sensibilização e formação ambiental, a recuperação ecológica de áreas florestais degradadas, a defesa contra incêndios e a fixação do carbono atmosférico.

[+ info]


« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro