Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» BIOCHORUME: Sessão de demonstração junta técnicos florestais e agrícolas
- 7 de dezembro de 2020

A 3 de dezembro, a FORESTIS e FENALAC realizaram a sessão de demonstração "BIOCHORUME - Sistemas biológicos de utilização do chorume proveniente de explorações de pecuária intensiva de bovinos leiteiros", em Penafiel, que contou com a participação de 17 pessoas, entre técnicos florestais, agrícolas e investigadores, número limitado devido às atuais circunstancias da Covid-19.

A AVELEDA S.A., a FORESTIS e a FENALAC apresentaram aos presentes a importância do projeto para as respetivas atividades. O INIAV e a ESB-UCP expuseram o delineamento experimental e as variáveis que estão a estudar, os problemas que tem sido ultrapassados e alguns dos dados sobre os crescimentos das plantas (Paulownia "CoT2" e Populus "i 214") de acordo com os tratamentos e localizações na parcela experimental. As tendências parecem apontar para que o uso de chorume na fertilização das plantas promove o aumento da produtividade das árvores, no entanto, as análises química e biológica ao solo e às plantas requerem mais dados, a recolher em 2021, para serem conclusivas, nomeadamente na componente da inoculação das plantas. A este propósito, tendo em conta que o dia 5 de Dezembro foi o dia internacional do solo, sugerimos a visualização deste vídeo da FAO.

O BIOCHORUME (www.biochorume.pt) é um Grupo Operacional liderado pela AVELEDA S.A. tendo como parceiros o INIAV e ESB-UCP, FORESTIS e FENALAC que procura testar um modelo inovador para valorizar possíveis excedentes de efluentes pecuários nas explorações de pecuárias leiteiras na região de Entre Douro e Minho, na sua utilização como fornecedor de matéria orgânica aos solos e de nutrientes para a produção de biomassa para fins energéticos.

A visita decorreu no âmbito deste Grupo Operacional e teve como objetivo apresentar a importância da valorização do chorume, tanto para explorações bovinas como para os proprietários florestais, e o delineamento experimental que está a ser praticado nas parcelas de ensaio da Aveleda.

 

[+ Info]

FOTOS

 




« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro