Livro homenageia fundador da Forestis
José Moreira da Silva – Um Pioneiro da Ação Florestal - assim se intitula o livro sobre o fundador da Forestis, que irá ser lançado, no dia 10 de dezembro, às 17h00, na Fundação de Serralves, no Porto.
O grande impulsionador da Forestis acreditava na força do associativismo, como instrumento de progresso técnico e social. José Moreira da Silva esteve ligado a inúmeros desafios que se colocaram ao sector florestal ao longo de várias décadas, tendo participado na elaboração da Lei de Bases da Política Florestal, além de ter sido um dos principais mentores da utilização do fogo controlado como técnica mais amiga do ambiente no combate aos incêndios florestais. Foi um defensor convicto de um modelo de gestão florestal que tivesse em atenção a pequena propriedade e os baldios.
Exerceu, entre outras funções, os cargos de director da Circunscrição Florestal do Porto e do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Saliente-se que, no ano de 2001, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Capoulas Santos reconheceu o seu “contributo dedicado, inovador e combativo do engenheiro Moreira da Silva” atribuindo-lhe a medalha de honra da agricultura.
No lançamento da obra, que é promovida pela Associação Eng.º Silvicultor – Um Pioneiro da Ação Florestal, irão participar personalidades do setor florestal e ambiental, e será também assinalado o 102.º aniversário do nascimento de José Moreira da Silva, num momento imperdível de partilha e reflexão sobre o seu legado.
A participação é gratuíta, mas sujeita a inscriçáo obrigatória.
i
18/11/2025


