Ação de Capacitação da Forestis foi um êxito
O Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, que presidiu à sessão de encerramento reconheceu a importância estratégica do movimento associativo e o papel essencial das Organizações de Produtores Florestais (OPF) na gestão ativa do território.
Destacou a necessidade de reforçar a coordenação entre entidades públicas, municípios, proprietários e organizações florestais, sublinhando que a floresta portuguesa é marcada por forte fragmentação de propriedade e envelhecimento dos proprietários, o que exige modelos de gestão colaborativa e mediada por estruturas de proximidade.
Por sua vez, o Presidente da Forestis, Carlos Duarte evidenciou a relevância económica do setor florestal, responsável por um superavit comercial e por sustentar fileiras industriais cuja principal limitação é hoje a falta de matéria-prima nacional. Realçou ainda os desafios estruturais do território: envelhecimento, abandono rural e fraca atratividade para jovens. Destacou a necessidade de apoio técnico de proximidade, desempenhado pelas OPFs, e a urgência de garantir a estas estruturas financiamento estável e plurianual, à luz do novo quadro estratégico Floresta 2050.
Carlos Duarte defendeu ainda a criação de critérios claros de reconhecimento das OPFs, contratos-programa com o Estado e modelos agrupados de gestão florestal que permitam escala e retorno económico aos proprietários. Sublinhou a importância crescente dos serviços de ecossistema, do mercado de carbono e dos créditos de natureza como novas fontes de rendimento.
Foi apresentada a nova identidade visual da Forestis, com um logótipo renovado e contemporâneo, simbolizando o ciclo da vida e a resiliência florestal.
O evento, contou com a intervenção de Fernando Mota, do Conselho Técnico Científico da Forestis, da professora Sofia Corticeiro da Universidade de Aveiro, André Chaves do Departamento de Gestão de Projetos da Forestis, e para moderar o painel sobre “O Associativismo em prol da Floresta: boas práticas de gestão florestal”, esteve Carla Duarte (AFCG), com intervenção de Pedro Monteiro da APFCAN e Marcos Garrido da APFCARGANIL.

09/12/2025

