Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» Seminário AIGP: "O foco tem de ser nas pessoas e no território"
- 23 de setembro de 2021

"O mundo rural anseia pela valorização. Necessitamos de olhar para o território, para a paisagem" declarou Sandra Sarmento, Vogal e Diretora Regional do ICNF, no dia 17 de setembro, durante o seminário "Áreas Integradas de Gestão da Paisagem: Impacto no Território", organizado pela FORESTIS - Associação Florestal de Portugal, em Braga.

Mais de 110 proprietários, técnicos e agentes florestais participaram no evento que também contou com a presença de Fernanda do Carmo, Diretora-Geral do Território, João Gama Amaral, Consultor, Duarte Marques da AGUIARFLORESTA - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar e de Dulce Mota da AFLIMA - Associação Florestal do Lima.

O seminário permitiu esclarecer os participantes sobre o Programa de Gestão da Paisagem, principalmente, sobre as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem e de que forma irão impactar a gestão dos espaços florestais, agrícolas e silvopastoris no minifúndio.

Fernanda do Carmo, Diretora-Geral do Território apresentou as quatro medidas programáticas do Programa de Gestão da Paisagem, debruçando-se mais especificamente sobre a constituição das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) onde apresentou um breve ponto de situação das AIGP atualmente constituídas. Enquanto, Sandra Sarmento, Vogal e Diretora Regional do ICNF apresentou os desafios atuais dos territórios, os prazos para a constituição de AIGP e OIGP, algumas linhas estratégicas e propostas de ação.

Duarte Marques da AGUIARFLORESTA e a Dulce Mota da AFLIMA aproveitaram o momento para darem o seu testemunho. O primeiro, apresentando as motivações e objetivos que levaram a associação a criar duas AIGP e alguns projetos colaborativos de valorização e valoração da floresta. A segunda apresentando os vários modelos de gestão conjunta (ex. Zonas de Intervenção Florestal, Unidades de Gestão Florestal, Agrupamentos de Baldios e Áreas Integradas de Gestão da Paisagem), que são promovidos pelos governos nacionais desde 1987 para uma melhor gestão da floresta, deixando a sua experiência sobre os constrangimentos e necessidades que as entidades gestoras e proprietários sentem no terreno.

Apresentação Sandra Sarmento, ICNF
Apresentação João Gama Amaral
Apresentação Duarte Marques, AGUIARFLORESTA
Apresentação Dulce Mota, AFLIMA

FOTOS 

 




« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro