Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» Encontro sobre Gestão Florestal Agrupada reuniu Movimento Forestis
- 12 de abril de 2022

 

 

A FORESTIS e a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) promoveram um encontro de reflexão sobre o associativismo florestal e a Gestão Florestal Agrupada, ontem, 12 de abril em Albergaria-a-Velha.

O encontro representou uma oportunidade para a AFBV dar a conhecer ao pormenor o processo associado à Gestão Florestal Agrupada e aos Núcleos de Gestão Florestal. António Guimarães, presidente da direção da AFBV, sublinhou que a implementação destes modelos poderia ser mais ampla se existissem políticas públicas e apoios financeiros adequados, tornando as Áreas Florestais Agrupadas (AFA) um modelo mais atrativo junto dos produtores florestais.

Salientam-se os testemunhos de Lurdes Monteiro e António Araújo, proprietários integrantes das AFA da Panasqueira e Furil, que sublinharam o impacto pedagógico e social que estes modelos de gestão inovadores representam nas suas vidas e no ambiente social das áreas onde estão inseridos.

A Forestis apresentou os projetos desenvolvidos com o Portugal 2020 e perspetivou os desafios do Associativismo Florestal para 2030, com destaque para projetos futuros ligados à Formação Profissional Setorial, Sistemas de Informação de apoio à gestão, Transformação Digital e Demonstração de Modelos de Gestão Sustentável.

O Presidente da Forestis, Luís Braga da Cruz apresentou "Floresta 2030: Um compromisso para o Futuro", uma iniciativa que junta 25 organizações que pretendem perceber qual o papel do Estado e qual o compromisso que este assume com a floresta para os próximos anos. Referiu ainda a importância da cooperação e união das associações do Movimento Forestis em contribuir de forma ativa e positiva para tornar a floresta cada vez mais resiliente, valorizada e reconhecida, através de boas práticas florestais como é o exemplo das AFA.

A The Navigator Company também esteve representada pelo Diretor de Abastecimento, Gonçalo Vieira, que sublinhou a importância da aposta no setor florestal, através de uma melhor gestão florestal na qual as associações florestais detêm um papel de relevo.

Na visita de campo à AFA da Panasqueira, os participantes ficaram a conhecer melhor o processo de constituição, tendo-se gerado o debate sobre os aspetos críticos para a implementação do modelo de gestão agregada.

 

 FOTOS




« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro