Página de entrada | Notícias e Destaques

Notícias e Destaques

» GO FITOGLOBULUS: A importância da participação dos proprietários florestais
- 11 de Maio de 2022 - Albergaria-a-Velha

 

No âmbito do projeto GO FITOGLOBULUS, dinamizou-se a sessão de divulgação ?FITOGLOBULUS: Gestão Florestal na Presença do gorgulho? em Albergaria-a-Velha no passado dia 11 de Maio, que contou com 85 participantes.

Durante a sessão, sublinhou-se a necessidade de seguir as regras de aplicação de produtos fitofármacos e que esta deve ser executada em zonas criticas e de forma agrupada. A importância da participação dos proprietários e produtores florestais nos projetos de desenvolvimento e investigação foi ainda reforçada, na medida em que são os próprios que aplicam os produtos e carecem deste conhecimento.

A Forestis, enquanto entidade líder, contextualizou a motivação da criação do Grupo Operacional, reforçando a relevância e o papel da participação das diferentes entidades privadas e públicas que compõem a parceria, nomeadamente associações florestais, entidades de Investigação e Desenvolvimento, uma empresa e o ICNF, como autoridade florestal nacional.

O controlo do gorgulho-do-eucalipto é feito, atualmente, através de estratégias como a utilização de inimigos naturais, plantação de clones resistentes e, a nível operacional, controlo químico através da aplicação do inseticida autorizado pela DGAV. No âmbito do GO FITOGLOBULUS estão ainda a ser desenvolvidas outras formas de prevenção e controlo da praga.

Mais informações aqui.

 

 

Cofinanciado por:




« Voltar
 

Sede. Rua de Santa Catarina, 753, 4000 - 454 Porto . Tel. +351 22 2073130/1 Fax. +351 22 2073139
contactos | ficha técnica | mapa do site | desenvolvido por : Sistemas do Futuro