» Educação florestal: lembrar da floresta não só na época de incêndios
- 27 de setembro de 2013
Deu-se por concluída a final da terceira edição do Concurso YPEF - Young People in European Forests, organizada pela Forestis - Associação Florestal de Portugal, que juntou durante o dia 25 e 26 de setembro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês 30 jovens provenientes de 9 países europeus.
Os vencedores foram as equipas da Hungria, Grécia e Polónia, que ganharam o primeiro, segundo e terceiro prémios respetivamente. A equipa portuguesa teve a segunda melhor pontuação na prova de apresentação no concurso.
Aspirando mudar mentalidades e comportamentos, a Forestis promove este que é o único concurso florestal europeu. Esta aposta na educação e conhecimento da floresta portuguesa pretende chamar a atenção dos mais jovens, e de toda a sociedade, para a real necessidade de se valorizar a floresta e debater a sua gestão, durante todo o ano e não só durante o período de incêndios.
Em conjunto os jovens apresentaram vários dos problemas de gestão florestal nos seus países e algumas das soluções para a sua resolução, demostrando iniciativa e desejo de atuarem na preservação das suas florestas.
Após estes dois dias de trabalho e lazer, os participantes ficaram a conhecer melhor a floresta europeia e muito em particular a portuguesa e as belas paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
« Voltar