» Os vencedores nacionais do Concurso Florestal YPEF são...
- 02 de maio de 2017
Professora Isabel Marques e alunos do Agrupamento de Escolas n.º 1 do Marco de Canaveses vencedores da Final Nacional do Concurso YPEF, Francisco Carvalho Guerra, Presidente da Direção da Forestis e Rui Rosmaninho, do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro.
Nos dias 27 e 28 de abril, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto foi o palco da Final Nacional do Concurso YPEF - Young People in European Forests, onde foi determinada a melhor equipa portuguesa que irá representar Portugal na Final Europeia.
A Equipa Nacional Vencedora é proveniente do Agrupamento de Escolas n.º 1 do Marco de Canaveses e é composta por Ana Isabel Vieira Pinto, Bruna Gabriela da Silva Correia e André Carlos Almeida Balsa, que participaram com a orientação da professora Sofia Pimenta.
Equipa da Escola Secundária de Monserrate e Rui Rosmaninho, do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro. | Equipa da Escola Secundária de Valongo e António Guimarães, Presidente da Associação Florestal do Baixo Vouga. |
Em segundo lugar ficou a equipa da Escola Secundária de Monserrate e em terceiro lugar a equipa do Agrupamento de Escolas de Valongo.
Na Final Nacional, todas as equipas realizaram uma prova escrita em inglês e criaram e apresentaram um poster com o tema "Prevenção da erosão pelas florestas da região próxima à minha escola", onde utilizaram os conhecimentos adquiridos ao longo da participação no concurso.
Durante a Final, as equipas e os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de contactar de perto com a diversidade faunística e florística do Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e, através de uma visita guiada, perceber o papel da floresta na proteção da orla costeira e aprender como a intervenção humana e a floresta podem atuar neste âmbito.
Para os alunos da Escola Secundária da Quinta das Palmeiras o que os motivou a participar "Em primeiro lugar, foi o conhecimento pela natureza. Estivemos numa reserva natural e gostamos de saber um pouco mais. Depois foi o interesse pelas florestas portuguesas, pois tem havido tantos incêndios." Já os alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo indicaram que participaram para "aprender muito mais sobre as florestas e a melhor forma de as gerir" pois "mesmo que não sejamos proprietários florestais, é muito útil para o futuro pois fará de nós melhores cidadãos." No caso dos alunos da Escola Secundária de Júlio Dinis de Ovar, estes apontaram a importância do Concurso como possibilidade de contacto direto com a floresta: "É sempre bom perceber que a aprendizagem é mais do que as quatro paredes de uma sala de aula e poder participar nestes projetos que nos oferecem a possibilidade de contactar com pessoas com interesses comuns relativamente à floresta."
Nos próximos meses, os alunos da Equipa Nacional Vencedora vão preparar-se para participar na Final Europeia do Concurso YPEF que irá decorrer entre os dias 27 e 30 de setembro, em Sopron na Hungria. Nesta fase, vão conhecer a biodiversidade local, participar em atividades na floresta e juntamente com as equipas vencedoras da Alemanha, Áustria, Estónia, Hungria, Lituânia, Letónia, Polónia, República Checa, Roménia e Ucrânia competir para ganhar a 7ª Edição do Concurso YPEF.
Parabéns a todas as equipas!
FOTOS
« Voltar