- Comunicação
- Notícias
PROGRAMA "FLORESTA ATIVA " ABRE CANDIDATURAS EM JUNHO
PROGRAMA "FLORESTA ATIVA " ABRE CANDIDATURAS EM JUNHO
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência para o Clima, por meio do Fundo Ambiental, anunciaram hoje o lançamento do programa “Floresta Ativa”. Esta iniciativa visa facilitar o acesso a apoios financeiros para proprietários de pequenos terrenos florestais, incentivando uma gestão mais ativa e eficaz da floresta.
O programa oferece um apoio direto, não reembolsável, que pode chegar a 650 euros por hectare para candidaturas individuais, e até 800 euros por hectare para candidaturas coletivas. O objetivo é promover ações que valorizem os povoamentos florestais, reforcem a sua resiliência e aumentem a biodiversidade no território nacional.
Para este ano de 2025, o “Floresta Ativa” dispõe de um orçamento total de seis milhões de euros, dos quais quatro milhões estão disponíveis no atual aviso de candidatura. O ICNF destacou que a introdução da figura da candidatura coletiva pretende “potenciar intervenções de maior escala e impacto no território”, beneficiando assim o ambiente e a prevenção dos incêndios.
A Forestis apela vivamente às suas Associadas que privilegiem as candidaturas coletivas que, beneficiam de um apoio financeiro superior por hectare, ou seja, mais de 150 euros, em relação às candidaturas individuais.
Acresce que esta é uma oportunidade imperdível para se alcançar uma gestão mais eficaz, integrada e com maior impacte territorial, gerando mais benefícios para os proprietários e permitirá às nossas OPF´s reforçar o aumento do número de associados.
A equipa da Forestis está inteiramente disponível para apoiar a nossa rede de OPF´s interessadas nas candidaturas coletivas. Para esse efeito, solicitamos que manifestem o vosso interesse junto da Associação Florestal de Portugal de forma a garantirmos o apoio necessário à preparação atempada das candidaturas.
As candidaturas estarão abertas entre 2 de junho e 1 de agosto de 2025.